Internacional Titulo
EUA não prevê enviar tropas a Basra após saída de britânicos
Da AFP
12/09/2007 | 16:06
Compartilhar notícia


O exército americano não prevê enviar tropas à cidade de Basra (sul do Iraque), que estará sob controle das forças iraquianas a partir da retirada dos soldados britânicos. A declaração foi feita nesta quarta-feira pelo comandante das tropas dos Estados Unidos no país, o general David Petraeus.

"Não pretendo fazer isso", respondeu Petraeus, numa entrevista coletiva à imprensa em Washington sobre um eventual envolvimento militar americano em Basra. O general não excluiu, no entanto, o envio ao sul iraquiano de "alguns elementos das forças especiais" para auxiliar as forças militares iraquianas.

"Temos todos os motivos para crer que os iraquianos vão administrar a situação em Basra, apesar da competição em curso entre milícias xiitas” para o controle desta província rica em petróleo, disse Petraeus.

O general deve viajar segunda-feira a Londres para discutir com o governo britânico sobre a situação das forças aliadas no Iraque, mais de quatro anos após a invasão do país por uma coalizão liderada pelos Estados-Unidos.

O Reino Unido, que cedeu aos iraquianos o controle de quatro de suas cinco bases na província de Basra, espera poder transferir a partir do outono o controle de toda a província, e reduzir para 5 mil o número de seus soldados mobilizados no Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;