Turismo Titulo
Recife em festa
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
16/06/2011 | 07:20
Compartilhar notícia


Prepare a sanfona e o arrasta-pé! Tudo porque Recife, que já conquistou muitos foliões com seu Carnaval com o tradicional Galo da Madrugada, agora esquenta sanfona para a Festa de São João.

Com o slogan São João tradicional, a gente faz na Capital, a edição deste ano homenageia dois dos maiores nomes da música regional: Terezinha do Acordeon (fundadora da Orquestra Sanfônica de Pernambuco) e Quinteto Violado, com mais de quatro décadas de apoio à cultura brasileira.

E haja bolo de milho, pé de moleque, quentão, canjica, macaxeira para alimentar a galera, que vai participar de 22 dias de festa, com mais de 350 atrações em seis diferentes polos de animação, como Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos.

A abertura das comemorações aconteceu no dia 8 e a folia segue até o fim do mês. Durante o período, a programação preparada pela Secretaria de Cultura e também pela Fundação de Cultura Cidade do Recife valoriza o autêntico forró e o talento dos músicos regionais, o bailado das quadrilhas juninas, a religiosidade das procissões e o sabor marcante da culinária típica.

Entre as suas diversas atrações, o evento conta com concursos de quadrilhas, cidade cenográfica, brincadeiras e adivinhações populares para o público infantil, Mostra de Culinária Afro, entre outros. A expectativa dos organizadores é de receber 1 milhão de visitantes.

A Zona Sul também conta com programação especial na Praça de Boa Viagem. No local, turistas e recifenses poderão vivenciar diversos ícones da tradição junina. Apresentações de coco, ciranda, forró pé de serra, embolada e banda de pífano irão animar o arraial. O público também poderá se divertir em um karaokê com repertório de forró.

Uma das novidades deste ano é a chamada Caravana do Forró, que irá percorrer 12 pontos do Recife, animando os bairros com muito arrasta-pé. O forró itinerante levará shows de grandes nomes da música regional para vários polos comunitários.

QUADRILHAS JUNINAS

A quadrilha é um dos principais destaques, ganhando notoriedade com os festivais pernambucanos de quadrilhas juninas adultas e infantis. A criatividade e a animação dos grupos agitam diversos pontos da cidade.

O 27º Festival Pernambucano de Quadrilhas Juninas Adultas, com cerca de 60 grupos, realiza eliminatórias nos dias 18 e 19. A etapa final acontece entre os dias de 23 a 26.

OUTRAS ATRAÇÕES

No dia 22 é a vez do Desfile das Bandeiras de Santos Juninos. Reforçando o sincretismo religioso no Recife, a procissão sempre agrega praticantes de inúmeras religiões ou mesmo admiradores. No desfile, estão representados Santo Antônio, São João e São Pedro. A procissão sai da Praça Maciel Pinheiro, passa pela Rua Nova, até chegar ao Pátio de São Pedro.

No dia 29 de junho, às 13h, os pescadores da Colônia Z1, do Pina, desfilam com suas embarcações na Procissão de São Pedro, para honrar o santo que marca o fim do ciclo junino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;