Internacional Titulo
Grécia: negociações com credores continuam
15/06/2015 | 08:17
Compartilhar notícia


O plano da Grécia é alcançar um acordo com seus credores internacionais, disse o porta-voz do governo grego, Gabriel Sakellaradis, um dia após as conversas entre os dois lados fracassarem em Bruxelas.

Entretanto, ele ressaltou que o governo grego atingiu seu limite de contraproposta."O governo grego submeteu contrapropostas para cobrir a lacuna de financiamento, como pedido [pelas instituições envolvidas no programa ao país], mas eles não aceitaram", comentou Sakellaradis.

As negociações entre a Grécia, seus credores europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI) entraram em colapso no fim de semana, gerando um confronto de alto risco no qual os gregos apostam que podem arrancar um acordo de resgate mais suave.

"Nós não queremos falar sobre um impasse [nas negociações]", disse Sakellaridis, acrescentando que a única data limite para um acordo é o dia em que seja encontrada uma solução viável. "Ninguém pode culpar o governo grego de vir à mesa de negociação sem a intenção de chegar a um acordo", acrescentou.

A rapidez com que as autoridades europeias recusaram as últimas propostas do governo grego, apresentadas no domingo, classificando-as de "vagas e repetitivas", sugere o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, colocará todas as suas fichas em apelos de melhores condições à chanceler alemã Angela Merkel e aos outros 17 os líderes da zona do euro na reunião de cúpula que acontecerá em Bruxelas em 25 de junho. Se ele falhar, possivelmente a Grécia entrará em default e poderá sair do bloco.

De acordo com Sakellaridis, o governo grego não pretende convocar uma reunião de emergência antes de 25 de junho. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;