O segmento dos sedãs médios é um dos que mais crescem no País e, conseqüentemente, um dos mais competitivos. No acumulado do ano, de janeiro a outubro, o modelo que mantém a liderança com boa vantagem diante do segundo colocado é o Honda Civic, com 54.370 unidades comercializadas, o equivalente a 33,24% do segmento.
No final de setembro, a Fiat colocou no mercado mais um concorrente, o Linea. Neste comparativo, colocamos lado a lado o campeão de vendas na versão LXS automática, com preço sugerido de R$ 70.520, mas que, na prática, por conta de uma promoção, custa em média R$ 63 mil nas revendas, e o novato Linea 1.9 Dualogic, com preço de tabela de R$ 63.900.
Considerando o preço praticado e não o de tabela, o Civic demonstra ser a melhor compra por oferecer o melhor desempenho, acabamento interno mais caprichado e espaço mais generoso para os ocupantes.
Os oito cavalos de potência que o Honda tem a mais, assim como os 53 kg que tem a menos fazem diferença na hora de acelerar o modelo, cuja transmissão automática de cinco velocidades é bem mais suave e eficiente que a automatizada do concorrente.
O desempenho do Linea não chega a decepcionar, já que o modelo oferece boa dirigibilidade e estabilidade, mas o condutor precisa se acostumar com o câmbio automatizado, cujas mudanças de marcha são sentidas a cada troca.
Portanto, se o objetivo é agradar ao condutor, ponto para o Civic. O modelo produzido em Sumaré também oferece mais espaço para os passageiros. Sua distância entre eixos 10 centímetros maior garante mais espaço para as pernas de quem senta no banco traseiro, e o passageiro do meio tem a comodidade de contar com o assoalho plano.
Para quem presta atenção ao acabamento, as peças de plástico têm encaixes mais bem feitos no Civic do que no Linea.
NÚMEROS |
Fiat Linea 1.9 Dualogic |
Honda Civic LXS automático |
Motor |
1.9 16V Flex |
1.8 16V i-VTEC Flex |
Potência |
cv (g) / 132 cv (a) a 5.750 rpm |
138 cv (g) / 140 cv (a) a 6.200 rpm |
Torque |
18,1 mkgf (g) / 18,6 mkgf (a) a 4.500 rpm |
17,5 mkgf a 5.000 rpm (g) / 17,7 mkgf a 4.300 rpm (a) |
Velocidade máxima |
186 km/h (g) / 188 km/h (a) |
Dado não-divulgado
|
Aceleração de 0 a 100 km/h |
10,7 s (g) / 10,5 s (a) |
Dado não-divulgado |
Comprimento |
4,56 metros |
4,48 metros |
Altura |
1,50 metro |
1,45 metro |
Entreeixos |
2,60 metros |
2,70 metros |
Peso |
1.320 quilos |
1.267 quilos |
Porta-malas |
500 litros |
340 litros |
Tanque |
60 litros |
50 litros |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.