Economia Titulo
Dia das Mães movimenta
restaurantes na região
Vinicius Gorczeski
Especial para o Diário
07/05/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Os filhos que quiserem levar as mães para almoçar fora amanhã na região devem se antecipar para não ter dor de cabeça. Proprietários ouvidos pelo Diário afirmam que o dia é um dos mais movimentados do ano. Tanto que o presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Wilson Bianchi, projeta que as vendas serão até 15% maiores do que na comemoração de 2010. O momento favorável para a refeição fora de casa é decorrência de mais renda. "O setor sempre cresce o dobro da economia", frisa Bianchi.

Os estabelecimentos também estão otimistas e alguns já falam em expansão de até 50% neste ano. Caso de uma churrascaria em São Caetano. O sócio do local, Evandro Salute, afirmou que 700 lugares estarão à disposição, além de equipe de 150 pessoas - normalmente, são 130.

O local não faz reservas, atendendo por ordem de chegada. "Ganhamos o prêmio de melhor carne do Grande ABC, por isso vamos apostar nos cortes nobres", conta Salute.

Em Santo André, uma churrascaria prevê lotar os 212 lugares. O proprietário Mauro Rosas Junior declara que a demanda elevada de famílias no local deixa o atendimento complicado, mesmo com os investimentos feitos para o feriado. "Aumentamos em 15% os preparativos, como mercadorias. Só não fazemos reservas porque isso dá até brigas no dia."

Parte do estabelecimento passa por reformas e deve ficar pronta daqui a três anos, quando completará 50 anos de atendimento. A primeira das quatro etapas ampliará para 280 os lugares e deve ficar pronta no segundo semestre.

O diretor de novos negócios de um restaurante em São Bernardo, Rafael Demarchi, afirma que a casa deve atrair cerca de 7.000 pessoas - 15% mais que na data passada. A proporção de vendas será no mesmo percentual, segundo ele.

Ele garante que não haverá transtornos. São 4.200 lugares, dos quais 1.000 já foram reservados. "Abrimos os quatro pisos do restaurante apenas no Dia das Mães. Também teremos batalhão de 320 funcionários para atendimento." O frango a passarinho com polenta é o prato mais popular da casa.

Outro restaurante com unidade em Santo André e São Bernardo também estima lotação amanhã, segundo o proprietário Christian Frascaroli. A meta é atingir faturamento 12% maior em relação à data passada, mas ele afirma que os lucros serão bem menores, entre 4% a 5%. "Tem muita gente que está lucrando, mas faturamento não é ganho. E é isso que acontece hoje em dia, pois a inflação está muito alta", diz. O local também não trabalha com reservas para oferecer todos os lugares.

A gerente de outro restaurante também em Santo André, Patrícia Caseiro, conta que montou estrutura para atender 600 pessoas simultaneamente, já que irá usar espaço anexo ao restaurante. No total, espera 1.200 pessoas, 15% de clientes a mais que no ano passado. Cerca de 800 famílias já reservaram mesa e 150 pessoas, no total, integram equipe de atendimento.

Patrícia disse que durante o dia de hoje também haverá reservas, que devem chegar a 1.000. "O ideal é que cheguem cedo, pois nos atrasos o cliente perde a mesa e aí já não tem mais aquele conforto para curtir o Dia das Mães", diz ela, ao citar que a lagosta e risoto de frutos do mar devem movimentar as cozinhas nesse domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;