Automóveis Titulo
Motocicletas mantêm expansão
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
02/02/2011 | 07:18
Compartilhar notícia
Divulgação




Ao se confirmar o número de emplacamentos da segunda quinzena, as vendas de motocicletas deverão ter crescimento de pelo menos 6% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. O dado vai ao encontro da projeção feita pela indústria de duas rodas para 2011, que pode chegar ao melhor resultado da história do País e somar mais de 2 milhões de unidades comercializadas.

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacadas na primeira quinzena do ano 70.001 unidades contra 66.412 em janeiro de 2009 - alta de 5,40%. A Fenabrave divulga até amanhã os números finais do mês.

Moacyr Alberto Paes, diretor da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), disse, no entanto, que a indústria ainda não tem panorama preciso do mercado em janeiro, pois só concluirá seu balanço de produção e vendas dentro de sete dias.

De acordo com ele, a indústria, nesta época do ano, é mais lenta que o varejo em razão das férias coletivas do final do ano anterior e da distância dos grandes centros consumidores do polo de produção de Manaus.

"No começo do ano, o varejo trabalha apenas com estoque, já que a produção só foi reiniciada na segunda semana de janeiro. Os fabricantes tiveram 15 dias de paralisação da produção, o que dificulta uma visão mais ampla do mercado. Por estarem na ponta, os concessionários são mais ágeis."

O crescimento em janeiro, se confirmado, vai ao encontro do cenário otimista traçado pela Abraciclo, que prevê alta de 12% na produção e no mercado neste ano. Até então, o melhor ano havia sido 2008, quando as vendas chegaram a 1,9 milhão de unidades.

"O setor está mais maduro. O aquecimento do mercado após a crise, que se estendeu até meados de 2009, favorece uma recuperação gradual e consistente", afirmou, no final de 2010, Jaime Teruo Matsui, presidente da Abraciclo.

Segundo Paes, as condições do crédito, se ainda não são as ideais, também já estão em um estágio bem melhor. "Os bancos nos informaram que ainda estão muito criteriosos, mas têm aprovado volume bem maior de empréstimos", disse.

Segundo a Abraciclo, o consórcio, modalidade de compra que quase desapareceu diante do crédito fácil de anos anteriores, voltou a crescer e representava 28% das vendas em 2010. Das 1,818 milhão de motos vendidas no ano passado 19% foram à vista, 1% por leasing e 52% financiadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;