Cultura & Lazer Titulo
Panda revela dez vírus mais perigosos
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
13/01/2003 | 18:20
Compartilhar notícia


A cada ano que se passa, mais vírus surgem para tirar a paz dos usuários de computadores. E 2002 não poderia ser diferente. Com o objetivo de fazer um alerta, a Panda Software, uma das maiores empresas desenvolvedoras de softwares antivírus do mundo, preparou uma lista com os dez vírus eletrônicos mais perigosos (leia, os que mais infectaram máquinas) dos últimos doze meses.   

Para não cometer injustiças, a empresa buscou as informações em dados registrados em seu serviço gratuito de desinfecção ActiveScan. Como líder desse ranking sem méritos figura o vírus Klez.I, responsável por nada menos que 18% do total de ataques.   

São duas as estratégias utilizadas por esse vírus para se instalar na máquina. Uma delas consiste na chamada engenharia social, ou seja, o vírus muda a linha do assunto (subject) com o intuito de enganar o usuário, para que ele abra o arquivo anexo à mensagem. Outra forma são as falhas do próprio Microsoft Internet Explorer.   

Em segundo lugar na lista dos vírus mais temidos se encontra o Bugbear, com pouco menos de 5% das ocorrências. Tal worm desabilita aplicativos instalados na máquina do usuário, incluindo programas antivírus e firewall pessoal. O Bugbear explora as mesmas vulnerabilidades que o Klez.I. O vírus também permite que hackers invadam o sistema ao abrir a porta 36794 do computador.   

O terceiro lugar ficou para o vírus Elkern C, que é instalado na máquina por meio do Klez.I. O quarto e o quinto lugares, respectivamente, foram ocupados pelos vírus Nimda e Sircam, sendo que ambos já provocaram prejuízos em 2001. Na seqüência aparecem os vírus Grade.A, Help, Magistr.B, Klez.F e PWS.Bugbear.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;