Economia Titulo
Indústria de SP abre 8.000 vagas no mês
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
15/09/2010 | 07:19
Compartilhar notícia


Embalada pelo bom desempenho do setor automobilístico, as indústrias paulistas mantiveram ritmo forte de contratações em agosto, de acordo com dados da pesquisa da Fiesp e Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

O estudo, divulgado ontem, aponta que, na comparação com julho, 8.000 vagas foram abertas, alta de 0,31%. É a maior variação para esse mês dos últimos seis anos. E no acumulado dos oito primeiros meses do ano, já são 180 mil postos de trabalho gerados.

A expectativa da Fiesp é de que o índice de emprego industrial fechará o ano com crescimento recorde de 5%, acima do desempenho observado em 2007 (4,6%). Levando-se em conta os cortes habituais de vagas nos dois últimos meses do ano, a atividade deverá chegar ao fim do ano com 120 mil postos a mais que em 2009.

Mesmo com a retomada, a indústria paulista ainda está cerca de 30 mil empregos abaixo do patamar pré-crise, de agosto de 2008. Para a entidade, só será possível igualar com aquele período no início de 2011.

Setores - Dos 22 setores analisados pelo índice da Fiesp, 15 tiveram comportamento positivo no mês, com destaque para a área de máquinas e equipamentos, que registrou alta de 1,2% nas admissões. Neste ano, esse segmento já acumula crescimento de 5,6% no emprego.

Para o diretor titular da regional do Ciesp de São Bernardo, Mauro Miaguti, a reação nas fabricantes de maquinários é muito positiva. Isso porque significa retomada de investimentos em ampliações por parte de outras empresas e a perspectiva de que o ciclo favorável de abertura de vagas vai se manter. "Até o fim do ano, a recuperação deve continuar, mesmo porque o segundo semestre costuma ser melhor que o primeiro", afirma.

Outros ramos da indústria também vão bem, entre os quais as indústrias do plástico e da borracha. O presidente da Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), Merheg Cachum, cita que, de janeiro a julho, houve incremento de 19 mil postos de trabalho no País. Com isso, as empresas dessa área contabilizam agora o total de 346 mil empregos.

No setor de artefatos de borracha, o volume de contratações também cresceu, impulsionado pelo aumento da demanda por peças e componentes para veículos. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Borracha da Grande São Paulo, Terezinho Martins, afirma que a base da categoria, que totalizava 26,5 mil empregos em dezembro, agora já está em quase 30 mil.

Na região, fabricantes têm saldo favorável no ano
No Grande ABC, foram abertas 8.400 vagas nas indústrias neste ano, de acordo com levantamento feito com empresas associadas às diretorias regionais do Ciesp. Em 12 meses, (de agosto de 2009 até agora), houve a geração de 11,9 mil empregos nas fabricantes.

O destaque foi a regional de São Bernardo, cidade que reúne cinco montadoras (Ford, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Toyota) e grande número de indústrias de autopeças.

Para o representante da diretoria do Ciesp nesse município, Mauro Miaguti, o resultado poderia ser ainda melhor, se não fosse o efeito cambial (o real valorizado frente ao dólar), que tira competitividade das empresas em relação ao produto importado.

O empresário Shotoku Yamamoto, diretor da regional da entidade em Santo André, concorda. "As indústrias de autopeças estão com dificuldades, porque as montadoras estão trazendo muitas peças de fora (do Exterior)", afirma.

O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Sivaldo da Silva Ferreira, acrescenta que, em razão da demanda estar aquecida, diversas empresas ainda recorrem a alto volume de horas extras e podem fazer contratações em breve.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;