Economia Titulo
UE aumentará ajuda anual ao comércio para dois bilhões de euros
Da AFP
13/12/2005 | 11:15
Compartilhar notícia


A União Européia aumentará progressivamente sua assistência ligada ao comércio destinada aos países em desenvolvimento para dois bilhões de euros anuais antes do final de 2010. O anúncio foi feito nesta terça-feira, em Hong Kong, pelo comissário europeu de Comércio, Peter Mandelson.

"A Europa não veio a Hong Kong com as mãos vazias no que tange a ajuda ao comércio", afirmou Mandelson ao explicar o acordo que alcançaram na segunda-feira, em Bruxelas, os 25 membros da UE (União Européia).

A Ajuda ao Comércio (Aid for Trade em inglês) se converteu em um apoio essencial aos países em desenvolvimento, que devem adquirir as capacidades (administração, respeito das normas sanitárias etc.) necessárias para participar das negociações mundiais.

Os 25 países europeus decidiram aumentar os atuais 400 milhões de euros para um bilhão a partir de 2010 a participação financeira dos Estados membros no programa. Esta quantia será somada a um bilhão de euros que a Comissão Européia se comprometeu a dar na última reunião de países industrializados celebrada em Gleneagles (Escócia). A Comissão lembrou ainda que dá anualmente 800 milhões de euros anualmente à África através de seus fundos de desenvolvimento de infra-estruturas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;