Internacional Titulo
Exército colombiano retoma controle de Armenia
Do Diário do Grande ABC
28/01/1999 | 15:21
Compartilhar notícia


Tropas do exército e da polícia da Colômbia recuperaram o controle de Armenia e Calarcá, cidades semidestruídas pelo terremoto de segunda-feira que quara-feria caíram nas maos de saqueadores famintos e delinqüentes.

``A situaçao está normalizada, do ponto-de-vista da segurança e do abastecimento', afirmou o general Fernando Tapias, comandante das forças militares.

Os saques a supermercados foram feitos por dezenas de pessoas impacientes porque nao tinham recebido alimentos nas 48 horas posteriores ao terremoto, enquanto à noite, grupos de vândalos entraram em alguns locais destruídos para roubar o que o escapara do tremor.

``Os grupos de delinqüentes que se aproveitavam do fato de a cidade estar indefesa já estao sob controle', afirmou o general Tapias, apesar de denúncias procedentes de localidades isoladas onde a força pública ainda nao tinha chegado e onde havia ameaça de novos saques.

Em alguns bairros de Armenia e Calarcá, os flagelados se uniram para enfrentar ataques de delinqüentes, inclusive alguns que fugiram das prisoes destruídas pelo terremoto e outros que chegaram de localidades vizinhas para se aproveitar da tragédia, disse o general Rosso José Serrano, diretor da Polícia Nacional.

Tropas do exército e da polícia chegadas de cidades vizinhas se posicionaram esta madrugada pelos bairros de Armenia para desalojar os delinqüentes que controlavam diversas zonas e se dedicavam à pilhagem, acrescentou o general Serrano.

Nos confrontos, houve vários feridos, atendidos no semidestruído hospital de Armenia, que nos primeiros três dias depois do terremoto atendeu a 1.600 feridos, segundo seu diretor, Jorge Mário López.

O comandante das forças militares informou que em Armenia já há 400 toneladas de alimentos, suficientes para atender durante dois dias cerca de 100.000 flagelados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;