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Cerato supera Linea
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
09/03/2011 | 07:28
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O mercado automotivo está cada vez mais dinâmico. Seja com a chegada de novos modelos ou pelo envelhecimento de outros, a disputa pelas primeiras colocações no ranking dos mais vendidos tem sido cada vez mais acirrada.

No concorrido segmento dos sedãs médios, liderado com boa margem pelo Toyota Corolla, o coreano Kia Cerato vem galgando posições. No fechamento do ano passado, o modelo ficou em respeitável quarto lugar em vendas, totalizando 14.210 unidades emplacadas, atrás de Corolla (55.024), Honda Civic (31.229) e Chevrolet Vectra (19.974). Na quinta colocação, ficou o Fiat Linea, com 12.082 emplacamentos, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em janeiro, o Cerato passou o Vectra e, no acumulado dos dois primeiros meses do ano, está na terceira posição, com 2.915 unidades vendidas.

Neste comparativo, colocamos lado a lado o coreano e o brasileiro Fiat Linea, que mantém o quinto lugar em vendas (1.599 unidades em janeiro e fevereiro). Escolhemos a versão E.283 do Kia, equipada com câmbio automático, com preço de R$ 64,9 mil, e a HLX Dualogic do Fiat, que custa R$ 61.630 e tem câmbio automatizado.

O primeiro contato com o interior do Cerato impressiona. É notável o acabamento bem cuidado, com uso de plástico de boa qualidade e encaixes perfeitos. A posição de dirigir agrada e o quadro de instrumentos tem boa visualização, melhor que a do Linea, que tem velocímetro com números pequenos. No Linea, o acabamento poderia ser melhor. Ambos, no entanto, oferecem comandos com fácil acesso para o motorista, como os de acionamento de travas, vidros e retrovisores elétricos, na porta.

Outra boa surpresa é o desempenho do Cerato. O potente motor 1.6 entrega 126 cv e torque de 15,9 mkgf. Aliado à transmissão automática de seis velocidades, faz com que o modelo seja rápido nas saídas e eficiente nas retomadas. Pena que não seja flexível. O Linea, embora tenha 6 cv a mais quando abastecido com etanol, é 67 quilos mais pesado, o que, somado ao câmbio automatizado, mais lento nas trocas de marchas, deixa o modelo com respostas mais morosas.

Ambos saem de fábrica com bom nível de equipamentos, com itens como ar-condicionado - digital no Cerato -, direção hidráulica, air bag duplo, freios ABS, trio elétrico e rodas de liga leve (de 17 polegadas no Kia).

VEREDICTO - O Kia Cerato vence pelo bom desempenho, espaço interno, acabamento primoroso e nível de equipamentos. Falta a opção de motor flexível. O Linea tem preço mais acessível e porta-malas maior, mas precisa de melhorias no acabamento e desempenho.




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