Automóveis Titulo
Marea automático deixa a desejar
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
07/05/2002 | 17:59
Compartilhar notícia


O uso do câmbio automático para tornar a condução do veículo mais confortável no trânsito pesado, sobretudo nos grandes centros urbanos, é um recurso cada vez mais adotado pelas montadoras. A Fiat integrou o item, no último ano, à versão HLX do Marea, nos modelos sedã e station wagon, como item opcional – que será de série em 2003 na versão HLX. Outros modelos do Marea 2003 também trarão mais equipamentos de série e preços reduzidos.

O Marea Weekend HLX automático, avaliado pelo Diário, com motorização 2.4 de 20 válvulas decepcionou em relação à versão manual por conta das relações longas, que não permitem um bom aproveitamento do torque de 21 kgfm a 3,5 mil rpm. Essa deficiência pôde ser percebida logo no arranque e nas retomadas de velocidade. No quesito potência máxima, o propulsor desenvolve 160 cv a 6 mil rpm.

Apesar das relações mais longas, se comparado com o modelo manual, o câmbio automático do Marea Weekend – controlado eletronicamente e com quatro marchas à frente e uma a ré – permite três possibilidades de dirigibilidade. A posição D; o modo Ice, para áreas onde a aderência é comprometida; e o modo Sport, para quando o motorista deseja o máximo desempenho do carro – que mostrou boa performance.

Nas curvas, o Marea HLX automático demonstrou estabilidade, oferecendo segurança para o motorista nas manobras. O sistema de freios também mostrou-se eficiente.

O Marea Weekend possui a função kick down. Ao pisar fundo no pedal do acelerador, o sistema seleciona automaticamente uma relação de transmissão mais curta, desde que o nível de rotação do motor permita.

No interior, os bancos bipartidos proporcionam comodidade para quem precisa ter acesso ao ponto de bagagem sem a necessidade de retirar o tampão do porta-malas. O carro é bastante confortável para o passageiro do banco dianteiro, e a parte traseira seria mais confortável para os ocupantes se existisse uma condição de assoalho plano.

Devido a suas dimensões de station wagon, e por ser um carro destinado a famílias, o Marea Weekend poderia ter porta-luvas mais espaçoso. O painel é ergonômico e traz comandos bem localizados. Já o quadro de instrumentos possui um marcador digital que indica a função do câmbio – normal, sport ou ice. Também se destacam no veículo testado pelo Diário, entre outros itens, o travamento automático das portas quando o carro atinge 30 km/h, volante com regulagem de altura, alerta sonoro de velocidade programada, regulagem elétrica dos faróis e luz traseira de neblina.

Linha 2003 – Para se tornar mais competitiva, a linha 2003 do Fiat Marea e do Marea Weekend passa a ter mais equipamentos de série. Segundo a montadora, todas as versões dos Fiat Marea também terão redução de preços que deve variar entre 3,8% e 4,9% em relação aos preços dos modelos do ano anterior. Segundo dados divulgados pela Fiat, o preço do Marea Weekend HLX automático modelo 2003 é R$ 52.258, enquanto o veículo 2002 está cotado em R$ 54.373.

A partir de 2003, todas as versões do Fiat Marea e Marea Weekend terão como equipamento de série vidros com acionamento elétrico one touch, função antiesmagamento e alívio da pressão interna, retrovisores elétricos na cor do veículo, telecomando de abertura e fechamento das portas, além dos itens que já constavam na lista de equipamentos, como Follow Me Home, banco do motorista com regulagem de altura, faróis com regulagem elétrica de altura e regulagem de altura do volante.

A partir da versão ELX, o Marea 2003 contará com air bags duplos, faróis de neblina, check-control, banco traseiro bipartido, ar-condicionado automático e CD player.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;