Internacional Titulo
Nasa pede a modificação da lei que ameaça o uso da Soyuz
Da AFP
30/09/2005 | 17:07
Compartilhar notícia


A Nasa (agência espacial americana) advertiu nesta sexta-feira que os astronautas americanos não poderão continuar viajando à ISS (Estação Espacial Internacional) a bordo dos lançadores Soyuz se os Estados Unidos não modificarem uma lei que proíbe o país de financiar os programas espaciais russos.

Essa lei, adotada para impedir que Moscou coopere com o Irã no campo nuclear, pode perturbar o programa da presença contínua de americanos na estação espacial internacional, lamentou o chefe da agência espacial americana, Michael Griffin, depois de se reunir com seu colega russo Anatoli Perminov.

"Se o pedido da Nasa não for aceito em Washington depois de abril de 2006 não estaremos em condições de enviar tripulantes americanos a bordo da Soyuz", explicou Griffin.

A Rússia pede aos americanos que paguem todas as faturas das missões que foram realizadas depois da anulação dos vôs de seus ônibus espaciais.

Seu preço não supera os US$ 65 milhões, uma quantia módica se comparada aos mais de  US$ 500 milhões - o preço médio da missão de um ônibus espacial, segundo Alexei Krasnov, chefe dos vôos tripulados da Agência Espacial russa.

Os ônibus espaciais americanos não podem voar por causa de problemas técnicos. A Nasa se nega a anunciar uma data para o próximo vôo de um ônibus espacial que, no melhor dos casos, não acontecerá antes de março de 2006.

"Devemos negociar um acordo financeiro aceitável com a parte russa", defendeu o chefe da Nasa, Griffin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;