Setecidades Titulo
Etec Lauro Gomes tem melhor nota da região
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
30/04/2009 | 07:47
Compartilhar notícia


 

Tanto para lecionar como para estudar na Etec Lauro Gomes, em São Bernardo, é preciso passar por uma seleção rígida. Alunos têm de disputar uma vaga no vestibular para o Ensino Médio regular com, pelo menos, outros 13 concorrentes. Os professores participam de um concurso interno para serem aprovados.

A metodologia tem rendido bons frutos à unidade, que pelo quarto ano consecutivo se mantém entre as donas das melhores notas do Enem no Estado.

A diretora Irene Scaranto Augusto Silva atribui os títulos da unidade à proposta pedagógica diferenciada. "Valorizamos muito a redação, independente do Enem, porque é preciso saber escrever em qualquer situação da vida, em todas as profissões. Esta é uma escola onde os alunos aprendem a pensar e criam responsabilidade."

Os 4.000 estudantes da Lauro Gomes (1.000 estão matriculados no Ensino Médio regular e os demais nos dez cursos técnicos) têm à disposição 55 salas de aula e 47 laboratórios em um espaço de 162 mil metros quadrados. A diretora conta que não enfrenta problemas relacionados à violência entre os alunos e os casos de indisciplina são raros.

"O ambiente é muito agradável. Passo mais tempo aqui do que na minha casa", diz Karen de Souza do Prado, 16 anos, do 3º ano do Ensino Médio.

Apesar da boa infraestrutura, os alunos contam que como o colégio já tem 44 anos de existência, necessita de alguns reparos. Ontem, um grupo de cerca de 800 estudantes da Etec Lauro Gomes fizeram uma manifestação na Câmara Municipal de São Bernardo. O objetivo era mobilizar os vereadores para que a Prefeitura patrocine a reforma das quadras de esportes. "Foi um apelo para que a Prefeitura se torne uma parceira", explica João Mancuso, 17. O pedido foi encaminhado ao prefeito Luiz Marinho (PT).

Quem cursa hoje o Ensino Médio na escola sabe que herdou a responsabilidade de fazer um bom Enem e manter os bons índices. "É praticamente uma obrigação porque quanto melhor for a escola, melhor ficará nosso currículo", resume Rodrigo Della Barba, 17, que fará o Enem neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;