Política Titulo
Dib está otimista para aprovação de reformas
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
06/02/2011 | 07:20
Compartilhar notícia


Em sua primeira semana de trabalho em Brasília, o deputado federal William Dib (PSDB-São Bernardo) ficou otimista quanto à possibilidade de a reforma política sair definitivamente do papel e dos discursos.

 "Pude sentir que há consenso entre os parlamentares para se fazer uma reforma política que atenda as expectativas de todos, principalmente da população que não aguenta mais avalanches de escândalos", destacou o ex-prefeito em curto balanço sobre os primeiros dias na Capital Federal.

O tucano ressaltou que as mudanças na lei eleitoral têm de ser sérias. "Que discuta pontos importantes e que deve mexer com a estrutura em geral. Creio que isso fortalece os partidos políticos sérios", analisou.

O parlamentar observou ainda que outra reforma, a tributária, há muitos anos discutida, mas que não fora votada, também tem chances de ser apreciada nesta legislatura (2011-2014).

 "Outro ponto de consenso é a reforma tributária. Pelas conversas e comentários que se ouve, é que também há entendimento de que é preciso mexer urgentemente nessa questão, que onera principalmente os salários e os produtos de grande necessidade. Sem contar o efeito cascata que é pernicioso para a economia", avaliou.

Sobre o fato de ser debutante em parlamento, Dib se mostra otimista. "Como todos sabem, sou iniciante na vida legislativa. Fui eleito vereador uma única vez, mas nem exerci o mandato, porque de imediato fui nomeado secretário da Saúde (da Prefeitura de São Bernardo). As expectativas são boas olhando pelo prisma de que houve grande renovação na Câmara dos Deputados. Portanto, são outras cabeças que trazem novas realidades para a discussão, isso é muito salutar", avaliou.

A renovação, inclusive, foi elogiada por colegas de legislativo. "As avaliações de políticos com larga experiência na Casa é de que a renovação foi muito boa, salutar para a instituição, além da reeleição de outros que tiveram e estão com disposição de trabalhar muito seriamente", comentou.

O tucano ainda não sabe de qual comissão da Câmara fará parte. O deputado aguarda a definição para nortear seus projetos e atuação na Casa. "Ainda estão sendo definidas por acordo das lideranças partidárias." Algumas propostas que estão sendo formuladas pelo tucano terão como alvo a Saúde e infraestrutura.

O outro deputado federal eleito pela região pela primeira vez, o ex-prefeito de Diadema José de Filippi Júnior (PT), foi procurado durante três dias, mas não retornou os contatos para falar de sua primeira semana de experiência em Brasília.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;