Política Titulo
Apenas 12% associam denúncias do 'mensalão' a Lula
Do Diário OnLine
Com Agências
12/07/2005 | 13:01
Compartilhar notícia


A CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou nesta terça-feira uma pesquisa do Instituto Sensus sobre as denúncias de corrupção no governo federal. Apenas 12% dos entrevistados associam o suposto pagamento do 'mensalão' e a corrupção em estatais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 35,4% vinculam o esquema de corrupção à Câmara dos Deputados, enquanto 31,2% acreditam que ele está ligado ao PT.

Para 45,7% das pessoas ouvidas, Lula não tinha conhecimento do "mensalão". Já 33,6% dos entrevistados acham que o presidente sabia da compra de votos na Câmara dos Deputados. Em relação à reação do presidente após as denúncias, 47,8% acham que Lula tem agido de forma adequada, contra 31,9% que pensam o contrário.

Entre os entrevistados, 76% afirmaram que ouviram falar ou têm conhecimento das denúncias sobre o suposto pagamento de mesadas a parlamentares, contra 20,7% que dizem não conhecer o tema. Dos que têm acompanhado as denúncias, 67,1% consideram as declarações do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) verdadeiras e 18,1% acreditam ser mentirosas.

O pagamento do suposto "mensalão" é pratica antiga para 64,7% dos entrevistados, enquanto 18,3% o consideram uma prática nova.

Imagem- A crise política que se instalou em Brasília não refletiu negativamente na imagem de Lula e seu governo. A avaliação positiva da administração petista subiu de 39,8% em maio para 40,3% em julho. Para 37,1% dos entrevistados o governo é regular e 20% o consideram péssimo.

A popularidade de Lula segue alta. A aprovação pessoal do presidente subiu de 57,4% para 59,9%. A desaprovação caiu de 32,7% para 30,2%.

Os pesquisadores ouviram duas mil pessoas, em 195 municípios, no período de 5 a 7 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;