Economia Titulo
Brasil e México acertam bases de acordo automotivo
Do Diário do Grande ABC
02/02/2000 | 17:12
Compartilhar notícia


Os fabricantes de veículos do Brasil e México já acertaram as bases para um acordo bilateral: intercâmbio de automóveis, caminhoes, ônibus e autopeças livre de impostos com conteúdo local mínimo de 60% e sem regras para a balança comercial.

Os termos foram negociados entre os representantes da indústria num encontro que começou nesta quarta-feira na Cidade do México. Nesta quarta-feira a proposta será apreciada pelos dois governos em reuniao também no México.

As conversas com os mexicanos seguem num ritmo muito mais rápido e fácil do que com os argentinos, num sinal de que este acordo bilateral será assinado antes do regime automotivo do Mercosul.

O presidente da Associaçao Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), José Carlos Pinheiro Neto, disse nesta quarta-feira que o livre comércio do setor automotivo entre os dois países deverá começar no primeiro semestre.

Pinheiro Neto continua na Cidade do México, onde deverá ter ainda uma reuniao nesta quarta-feira à noite com o subsecretário geral de Assuntos de Integraçao Econômica e Comércio Exterior do Itamaraty, Alfredo Graça Lima, para saber as conclusoes da reuniao entre os dois governos.

Graça Lima está nesta quarta-feira com o representante do governo mexicano, Eduardo Soles, secretário de Comércio Exterior.

Os negociadores da industria defendem um acordo específico para o setor automotivo. Mas os termos poderao ser ampliados para outros setores produtivos. Este entendimento poderá, ainda, ser estendido ao Mercosul. Ou seja, por meio destas regras, o México também poderia participar do livre comércio no Cone Sul.

Regras - O acordo prevê a suspensao de impostos no intercâmbio comercial entre os dois países. Hoje o Imposto de Importaçao para carros é de 35% no Brasil e 20% no México.

Além disso, ficou definida a obrigatoriedade de cada veículo produzido conter o mínimo de 60% de componentes fabricados no próprio país (isso vale tanto para o Brasil como para o México).

Caso o conteúdo local mínimo nao seja atingido, deverá ser criada uma taxa de compensaçao. Esta regra tende a ser mais aplicada para o México, já que a indústria brasileira tem facilidades em cumprir este índice de nacionalizaçao porque conta com grande parque fornecedor. Já as montadoras do México dependem em parte de fornecimento de peças do Estados Unidos.

A indústria também pretende defender a criaçao de mecanismos de simplificaçao aduaneira. Mas a balança comercial será livre, sem controle de equilíbrio.

Nas discussoes com os argentinos, este é um ponto crítico, já que o governo da Argentina quer manter um volume de exportaçoes para o Brasil. O México, que exporta para os Estados Unidos o dobro do que consome no mercado interno, nao tem este tipo de preocupaçao.

No ano passado o setor automotivo brasileiro exportou para o México o equivalente a US$ 250 milhoes e importou daquele país volume que garantiu faturamento de US$ 100 milhoes.

Até 1998, a balança comercial entre os dois países resultava em superávit para o México. Mas a situaçao começou a mudar com a transferência da linha do Golf para a fábrica de Curitiba.

O México produz anualmente 1,5 milhao de veículos, dos quais 1 milhao sao vendidos para os Estados Unidos. Em 1997 este mercado era o oitavo comprador dos produtos automotivos exportados pelo Brasil. Em 1998, passou a ser o terceiro, atrás apenas da Itália e Argentina.

Oito montadoras têm fábricas nos dois países. Mas entre as maiores produtoras de automóveis, Volkswagen e General Motors serao as mais beneficiadas porque têm maior concentraçao de linhas nos dois países. No México há 7,4 habitantes por veículo. No Brasil a relaçao é de 9,4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;