Política Titulo Editorial
Todo cuidado é pouco
Do Diário do Grande ABC
04/06/2015 | 09:02
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo vai estrear na Bolsa de Valores de São Paulo. Os vereadores avalizaram ontem pedido do prefeito Luiz Marinho (PT) para que o município negocie no pregão paulista títulos que propiciam a especulação imobiliária em território são-bernardense. A prática, embora inusitada, encontra amparo legal e possui lastro no Estatuto das Cidades. A ideia é complementar o Orçamento em até R$ 2 bilhões. Mas nem tudo são flores.

Embora teoricamente os negócios realizados no templo do capitalismo brasileiro ainda estejam sujeitos ao controle dos órgãos locais, como Câmara e Ministério Público, na prática a transferência das transações para a Capital prejudica a fiscalização de vereadores e promotores. Esse distanciamento pode propiciar a ocorrência de atitudes ilícitas, o que exige redobrada atenção dos agentes públicos.

O ambiente corporativo, ao contrário do que apregoa o senso comum, não está imune à corrupção. Afinal, os manuais de boas práticas de governança e transparência não impediram que se instalasse no seio da Petrobras, empresa que até bem pouco tempo era a coqueluche da Bolsa de Valores de São Paulo, quadrilha responsável pelo desvio de milhões de reais que pertenciam originalmente a investidores públicos e privados. Enfim, a história é de todos conhecida.

É preciso lembrar ainda que os títulos são-bernardenses a serem negociados na Bolsa interessam sobremaneira a investidores do setor da construção civil, cujos empresários protagonizam o Petrolão e outros escândalos Brasil afora – inclusive alguns no Grande ABC. Necessário dizer que não se deve condenar de antemão a tentativa legítima da Prefeitura de São Bernardo de buscar caminhos para aumentar a capacidade de fazer investimentos públicos. Convém, porém, ficar atento para evitar que objetivo tão nobre seja desvirtuado pelos arrivistas de sempre, indivíduos cujo único objetivo é ganhar dinheiro, mesmo com o evidente prejuízo da sociedade. Todo cuidado é pouco. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;