Palavra do Leitor Titulo Artigo
Corpus Christi: sentido do feriado

Com o tempo, os feriados religiosos no Brasil foram perdendo seus significados originais

Do Diário do Grande ABC
04/06/2015 | 09:01
Compartilhar notícia


Artigo

Com o tempo, os feriados religiosos no Brasil foram perdendo seus significados originais. Tornaram-se dias para ir para praia ou campo, relaxar, descansar. Foram criados para lembrar coisas importantes, mas se tornaram dias para esquecer as coisas árduas do cotidiano.

A Igreja está a serviço da pessoa. Que bom que seus feriados sirvam para ajudá-las a descansar. Mas talvez alguma coisa se perca neste esquecimento de seu significado original. Grandes festas, em qualquer religião, comemoram e trazem à luz, de forma nem sempre consciente, grandes arquétipos e grandes desejos de nosso coração. Corpus Christi, que celebramos hoje, é a festa do Deus que no sacramento da Eucaristia (mais conhecido popularmente como ‘comunhão’) se deixa ‘comer’ pelos homens.

Corresponde a pelo menos dois grandes arquétipos que se encontram na raiz de vários mitos e rituais: comer a carne de homens valorosos para adquirir seu valor (não era à toa que os romanos imaginavam que os primeiros católicos praticavam o canibalismo) e o deus que se sacrifica para dar alimento à humanidade faminta (essa é, para muitos povos tribais, a origem da mandioca da América e da fruta-pão do Pacífico).

Mas nós pensamos que arquétipos, mitos e ritos são coisas primitivas, superadas pela nossa racionalidade pragmática, por nosso realismo desencantado. Melhor descansar e relaxar do que se perguntar sobre os grandes desejos do nosso coração.

Talvez a culpa seja de muitos católicos que deixaram de dialogar com os grandes desejos do ser humano para se contentar com moralismos e formalismos. O grande poeta T.S. Elliot se perguntava: ‘Foi a humanidade que abandonou a Igreja ou a Igreja que abandonou a humanidade?’

Mas Corpus Christi permanece aí, desde os tempos medievais, festa que celebra não o peso do autossacrifício de Deus, mas a alegria do povo que encontrou a possibilidade de viver a comunhão e a unidade com este Deus, de tê-lo para si, apesar de todos os limites humanos.

Os poderosos do mundo não se sacrificam pelos fracos, mas por amor à infinitude do cosmos se dobrou para habitar o coração de cada pequeno deste mundo.

Corpus Christi fala de promessa aparentemente louca. Mas, neste mundo louco, não será mais sensato buscar a aparente loucura que corresponde a nosso coração?

Francisco Borba Ribeiro Neto é sociólogo, biólogo e coordenador do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP.

Palavra do leitor

Esvaindo
Toda luta e conquista do trabalhador brasileiro vêm se perdendo ao longo dos anos e por mudanças a cada governo. Criou-se o fator previdenciário no governo Fernando Henrique, e hoje não só esse fator tem de ser extinto, como também devem rever o valor irrisório das aposentadorias que a Previdência paga. Antes tínhamos o teto de 20 salários, que caiu para dez mínimos e hoje o valor do teto salarial não cobre o custo de uma clínica de repouso, caso o idoso venha a necessitar de uma delas. Quem estiver a caminho da melhor idade que se cuide! Tem de rezar para continuar lúcido e com saúde, para poder trabalhar, para o bem da Nação e dos nossos governantes.
Raquel Alves
Santo André

Esclareçam-me
Mais uma vez nesta coluna Palavra do Leitor peço esclarecimentos à Secretaria de Obras ou à de Esportes de Santo André sobre as obras – a passos de tartaruga – que estão sendo executadas no Estádio Bruno José Daniel. Segundo o secretário de Obras e Mobilidade do município, o estádio seria entregue com as devidas reformas no dia 8 de abril. Não ocorreu! Está certo que ele deu o dia e o mês, mas não falou o ano. Vamos lá! Chega de lenga-lenga! Está na hora de alguém na Prefeitura, seja prefeito, vereadores ou secretários, que ali estão e são muito bem remunerados por nós, contribuintes, começar a ter um pouco mais de respeito com a população. Não adianta vir pedir votos na próxima eleição. Senhores, cumpram com suas obrigações.
Fernando Cesar Toribio
Santo André

Arraigou
A busca pela integridade moral trouxe o PT ao poder em 2002. Uma das bandeiras empenhadas era a luta contra a corrupção, uma das bases históricas para continuarmos sendo ‘o País do futuro’. Crescimento econômico sustentado? Ainda parece utopia. O partido aperfeiçoou o que criticava, queria a corrupção institucionalizada, e perpétua, a todo custo. Mas parece (para nossa sorte) que um sopro de lucidez avança sobre nossa sociedade. O PT se esfacelou, mas a ganância e a dissimulação dos petistas deixarão herança maldita sem precedentes, economicamente de difícil reparação e moralmente indelével.
Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo

Apegados só ao voto
Antes das eleições todos os candidatos a cargos públicos, como a vereador, deputado e senador, fazem de tudo para chamar a atenção dos eleitores, mas, após o pleito, transformam-se em Homem Fantasma, que só aparece quando o assunto o interessa.
Wagner Sguerri
Santo André

Sem juros
Já que está tudo avacalhado mesmo, não seria melhor a Petrobras conseguir empréstimo supersubsidiado no BNDES, como foi feito à República Dominicana? Ou seja, juros perto de zero e o prejuízo da estatal seria menor para todos nós.
Júlio José de Melo
Sete Lagoas (MG)

Puna-se
A renúncia do recém-reeleito presidente da Fifa merece profunda reflexão. Para ser combatida a corrupção são necessárias competência, coragem e determinação. Não basta dizer que esses procedimentos ilegais não podem continuar. É preciso, sim, que gente séria e que ocupa cargos públicos dos mais diferentes níveis tenha apoio em suas atitudes. E que punições adequadas sejam aplicadas aos malfeitores que usam de forma indevida qualquer tipo de verba, seja pública ou particular.
Uriel Villas Boas
Santos (SP) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;