Turismo Titulo
Tempo de pinhão
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
14/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Cerca de 30 mil pessoas deverão visitar a estância climática de Santo Antônio do Pinhal até o dia 24 para conferir as atrações da sétima edição da Festa do Pinhão. Além dos shows de artistas locais aos fins de semana, das exposições de artesanato e das barracas de comidas típicas, neste ano os restaurantes resolveram aderir ao evento oferecendo nos cardápios pratos feitos com a semente da araucária.

As atividades se concentrarão na Praça Benedito Marcondes Raposo, mas é possível encontrar vendedores de pinhão por toda parte, até na beira da estrada que liga Santo Antônio do Pinhal à badalada vizinha Campos do Jordão, localizada a cerca de 200 quilômetros de São Paulo.

Sementes do gênero não faltam para atender ao mercado. Durante os meses de maio e junho, a diferença de temperatura entre os dias ensolarados e as frias madrugadas faz com que as pinhas da araucária dilatem e acabem eclodindo sob o sol do meio-dia. Com o "estouro" - como o fenômeno é chamado pelos moradores -, os pinhões espalham-se por um raio de até 50 metros ao redor da árvore.

Nutritivo, o pinhão estrela em vários pratos da culinária rural, doces e salgados, como importante fonte de proteínas, amido, cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B. De quebra, ainda pode servir de fonte de energia para os turistas que visitam a região com outro propósito: praticar esportes de aventura.

Para estes, o calendário de maio ainda prevê competições de ciclismo e voo livre. A programação para os apaixonados por adrenalina começa no dia 17, com uma das etapas da Big Biker Cup 2009. Tradicional na cidade, a prova de mountain bike é dividida em duas categorias (Pró e sport) com trajetos de 54 e 46 quilômetros, respectivamente. No ano passado, cerca de 1.100 ciclistas se inscreveram para a disputa.

E no fim de semana de 23 e 24 de maio, o Pico Agudo - considerado um dos principais cartões-postais do município, com visão panorâmica de 360 graus - servirá de cenário para a terceira etapa do Campeonato Paulista de Voo Livre, que deverá reunir 2.000 pessoas, entre pilotos de nível internacional e espectadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;