Política Titulo
Filippi fará dupla jornada: tesoureiro e candidato
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
04/06/2010 | 08:15
Compartilhar notícia


De volta da temporada de estudos nos Estados Unidos, o ex-prefeito de Diadema por três mandatos pelo PT, José de Filippi Júnior, confirmou que desempenhará dupla função no pleito eleitoral deste ano: será o tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff à Presidência e disputará cadeira na Câmara Federal.

"Vamos trabalhar em equipe", simplificou Filippi, em conversa tumultuada e rápida anteontem à noite, durante a festa dos seus 53 anos, organizada pelo diretório municipal do PT, em clube particular na cidade. O petista disse que assumirá o cargo de tesoureiro a partir de terça-feira. "Voltei na segunda-feira e aproveitarei para descansar neste fim de semana prolongado", afirmou.

Um dia após retornar ao País, Filippi viajou para Brasília, onde teve "conversa muito rápida" com a ex-ministra da Casa Civil e os coordenadores da campanha. E voltou a repetir, quando indagado, como conseguirá conciliar a função de tesoureiro com a sua campanha para deputado federal. "Tem um monte de gente. Vamos trabalhar juntos."

Arrebatado pelo braço pelos assessores e políticos de plantão na festa, Filippi não foi questionado sobre a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que o condenou a devolver cerca de R$ 2 milhões aos cofres municipais por ter contrato, sem licitação, o escritório de advocacia de Luis Eduardo Greenhalgh (PT). O ex-prefeito recorreu junto ao STJ (Supremo Tribunal de Justiça).

A Prefeitura de Diadema contratou os serviços entre 1983 e 1996, sob o comando de três ex-chefes do Executivo pelo PT: Gilson Menezes (hoje vice-prefeito pelo PSB), José Augusto da Silva Ramos (deputado estadual pelo PSDB) e Filippi.

Lula - Em 2006, Filippi cuidou do caixa e administrou as contas da campanha de reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de ser um dos nomes mais fortes da chapa petista de São Paulo à Câmara, o ex-prefeito, na eventual vitória da ex-chefe da Casa Civil ao Planalto, poderá assumir algum ministério em 2011.

Os petistas aproveitaram da festa de aniversário para fazer comício em defesa da candidatura de vários companheiros. Entre eles, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), que busca a reeleição em Brasília por São Bernardo. "Vamos fazer atividades juntos, porque somos irmãos", discursou Filippi no palco, que revelou ter aposentado por dez meses o automóvel nos Estados Unidos. "Ia à escola (Universidade de Harvard) de bicicleta", contou.

Em meio a faixas de vereadores e do prefeito Mário Reali (PT) parabenizando Filippi, uma ausência enigmática na festa: o atual vice Gilson Menezes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;