Internacional Titulo
Prêmios Nobel 2002 serão entregues nesta terça
Da AFP
09/12/2002 | 14:30
Compartilhar notícia


Os ganhadores dos Prêmios Nobel 2002 receberão a recompensa nesta terça-feira, aniversário da morte de Alfred Nobel, em duas cerimônias realizadas em Estocolmo e Oslo.

O ex-presidente americano Jimmy Carter receberá o Nobel da Paz em uma cerimônia na prefeitura de Oslo, na presença dos reis Harald e Sonia, da Noruega.

Em Estocolmo, o rei Carlos Gustavo, da Suécia, entregará as recompensas aos outros premiados e depois presidirá o tradicional banquete oferecido pela academia a 1,4 mil convidados.

Os premiados receberão um diploma, uma condecoração de ouro e um cheque de dez milhões de coroas suecas (aproximadamente US$ 1 milhão). Esse valor é dividido no caso de o prêmio ser atribuído conjuntamente a várias pessoas.

O Prêmio Nobel de Literatura deste ano foi dado ao escritor húngaro Imre Kertesz. O tema de sua obra são os campos de extermínio nazistas.

O Nobel de Economia deste ano premiou Daniel Kahneman (Israel-EUA) e Vernon L. Smith (EUA) pelo estudo dos comportamentos psicoeconômicos.

O Prêmio de Química foi dividido pelo americano John B. Fenn, pelo japonês Koichi Tanaka e pelo suíço Kurt Wuethrich, por terem lançado as bases da "ciência das proteínas".

O Prêmio de Física ficou com o japonês Masatoshi Koshiba e os americanos Raymond Davis Jr e Riccardo Giacconi por trabalhos na área da astrofísica.

Os britânicos Sydney Brenner e John Suston e o americano Robert Horvitz ganharam o Nobel de Medicina por suas descobertas sobre a regulação genética da organogênese e da morte celular programada, técnicas que têm aplicações diretas na luta contra o câncer e a Aids.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;