Nacional Titulo
Petrobras divulga nota sobre acidente na plataforma P-36
Do Diário OnLine
15/03/2001 | 13:56
Compartilhar notícia


A Petrobras distribuiu na tarde desta quinta-feira a seguinte nota sobre o acidente na plataforma P-36, na Bacia de Campos.

Na madrugada de hoje, por volta de 0h20, houve uma explosão na plataforma Petrobras 36, no Campo de Roncador, na Bacia de Campos. A explosão não ocorreu na área de processo. As operações da plataforma foram imediatamente suspensas, e a brigada de emergência foi acionada.

Enquanto ocorriam os trabalhos de controle, aconteceu uma segunda explosão, por volta de 0h50. Imediatamente iniciou-se a operação de retirada preventiva das pessoas que estavam na P-36, exceto as diretamente envolvidas no controle da emergência.

Estavam embarcadas 175 pessoas. Foi imediatamente providenciado o transporte de 151 pessoas para a plataforma Petrobras 47, que se situa a uma distância de 12 quilômetros da Petrobras 36. Ao mesmo tempo, eram desenvolvidas ações de controle e de atendimento às vítimas.

Um helicóptero ambulância foi acionado para remoção de vítimas. Por volta das 7 horas da manhã, as pessoas que trabalhavam na P-36 em operações de controle da emergência foram retiradas, uma vez que foram registrados problemas de estabilidade na plataforma. Equipes técnicas foram enviadas ao local, para identificar o problema.

Os recursos que estão sendo utilizados para o controle da emergência são suficientes. Doze navios foram deslocados até a plataforma. Um desses navios -- um "fire fighter" -- está jorrando água na plataforma,para esfriá-la e eliminar os últimos focos de incêndio. Ainda há focos de fumaça.

Devido à prioridade das ações de controle, ainda não se tem um balanço exato da situação. Há, porém, a confirmação de uma vítima fatal. Trata-se de um funcionário da Petrobras. Há ainda um ferido que foi transportado para o Hospital do Galeão, no Rio de Janeiro. Nove pessoas estão desaparecidas.

Os danos às instalações estão limitados à área da explosão. A plataforma está assegurada. Não há indícios de derramamento de óleo e outros danos ambientais. A plataforma Petrobras 36 está localizada no campo de Roncador, no norte da Bacia de Campos no litoral fluminense, e está em produção desde maio/2000.

Atualmente, a produção de óleo da P-36 é de cerca de 80 mil barris, e a de compressão de gás para o continente é de cerca de 1,3 milhões de metros cúbicos diários.

A P-36 é a maior plataforma do mundo em capacidade de produção - 180 mil barris por dia, provenientes de 21 poços submarinos. Além disso, tem capacidade para compressão de 7,2 milhões de metros cúbicos diários de gás. Pesa 31.400 toneladas e tem a altura de um prédio de 40 andares. Chegou ao Brasil em agosto de 1999, e começou a produzir em março do ano passado.

Está ancorada a 1.360 metros de profundidade, e tem capacidade para 175pessoas.

Construída na Itália pela empresa Ficantieri, em 1994, como unidade de perfuração e produção, passou - em 1999 – por várias modificações e ampliações, para atender às condições operacionais do Campo de Roncador,na Bacia de Campos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;