Esportes Titulo
Brasil goleia os EUA e chega à final do Mundial de futebol feminino
Marcelo Monegato
Do Diário OnLine
27/09/2007 | 14:20
Compartilhar notícia


Com uma facilidade antes 'inimaginável', a seleção brasileira goleou os Estados Unidos por 4 a 0, Dragon Stadium, em Hangzhou (CHI), e garantiu uma vaga na final da Copa do Mundo de futebol feminino, disputada na China. Esta é a primeira vez que o país chega à decisão do torneio.

AFPO destaque da partida foi novamente a meia-atacante Marta. A camisa '10' e 'Melhor Jogadora do Mundo' em 2006 segundo a Fifa (Federação Internacional de Futebol) fez dois gols – um deles uma obra-prima. Osbourne (contra) e Cristiane anotaram os outros tentos da partida.

Na decisão, que acontece no domingo, às 9h (horário de Brasília), na cidade de Xangai, o Brasil irá enfrentar a Alemanha, atual campeã Mundial. Assim como as brasileiras, as alemãs não encontraram dificuldades para chegar à final, vencendo na semifinal a Noruega por 3 a 0.

A vitória teve um gosto todo especial para as atletas 'tupiniquins'. Na final dos Jogos Olímpicos de Atenas (Grécia), em 2004, o Brasil perdeu de forma dramática para as norte-americanas e acabaram com a medalha de prata. Já no Pan do Rio de Janeiro realizado neste ano, as brasileiras ficaram com o ouro, derrotando as norte-americanas na final. No entanto, o gosto não foi de revanche, já que os EUA disputaram a competição com um time universitário.


A seleção 'verde e amarela' também quebrou uma invencibilidade norte-americana de 51 partidas oficiais.

Show... – O fato de estar 'cara-a-cara' com os EUA, bicampeões Mundiais de futebol feminino, não intimidou o Brasil. Lideradas pela camisa '10' Marta, as comandadas do técnico Jorge Barcellos armaram uma correria para cima das norte-americanas, que em nenhum momento dos 90 minutos de bola rolando mostraram condições de vencer.

E essa superioridade demonstrada dentro das quatro linhas rapidamente se transformou em gols. Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio da meio-campista Formiga, a zagueira norte-americana Osbornes acabou empurrando a bola para dentro das próprias redes.

Menos de dez minutos depois, a seleção ampliou a vantagem. Aos 27, Marta entrou costurando na grande área dos EUA e chutou cruzado, na saída da experiente goleira Scurry.

No segundo tempo, já com uma jogadora a mais em virtude da expulsão de Boxx ainda na primeira etapa, a seleção brasileira continuou soberana. Tanto que aos dez minutos chegou ao terceiro gol com extrema naturalidade. Após excelente passe de Formiga, um dos destaques do jogo, Cristiane apareceu livre e tocou para o fundo das redes, carimbando o passaporte 'tupiniquim' para a grande final.

Com os 3 a 0 no placar, o Brasil partiu para o show. Com jogadas individuais, toques rápidos e tabelinhas, a seleção arrancou aplausos dos chineses que compareceram ao Dragon Stadium. Destaque para a lealdade das norte-americanas que, mesmo levando 'olé atrás de olé', não deu uma pancada sequer.

Marta foi um caso a parte. Toda as vezes que ela encostava na bola, os asiáticos se levantavam a espera de algo genial. E ela não decepcionou.

Aos 34 minutos, Marta dominou a bola fora da área de costas para o gol norte-americano e para sua marcadora. E com um toque de 'mágica', ela se livrou de maneira desconcertante da adversária e partiu para dentro da área. Ela ainda teve a frieza de driblar mais uma norte-americana antes de tocar para o fundo dos gols, se consagrar e ajudar o Brasil a chegar à final da Copa do Mundo de futebol feminino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;