O ponto de partida para Gavin foram os acervos das gravadoras Continental e Warner Music. "A mentalidade atrasada da indústria fonográfica nos impossibilita de ter contato com obras que sao marcos da nossa história musical", afirma ele, referindo-se aos álbuns que saem de catálogo e, que muitas vezes nao ganham versao atualizada em CD. "Nao sou contra as prioridades dessa indústria, mas também é preciso discordar da falta de cuidado com trabalhos antigos; é preciso arriscar." Segundo ele, por exemplo, a indústria americana e principalmente a européia sabem tratar seus arquivos musicais de maneira atrativa, além de lucrativa.
Tecnologia - O diferencial dessa série, que prevê o lançamento de no mínimo 20 trabalhos (todos duplos), é o cuidado técnico. Gavin se propôs a remixar alguns desses, justamente para ganhar ainda mais qualidade na realizaçao de Dois Momentos. A remixagem é um dos processos da gravaçao anterior à masterizaçao (a última).
Em geral, os relançamentos sao remasterizados - o que nao implica má qualidade. A questao é que a mixagem - processo que refaz a montagem da música, separando cada parte da música, dos instrumentos à voz - provoca polêmicas. "Muitas pessoas acreditam que determinadas obras sao irretocáveis, que nao podem ser refeitas por outras pessoas que nao sejam os donos da obras", afirma. "Mas há um grande ganho técnico na remixagem e vou manter-me fiel à versao original."
Além disso, Gavin teve um cuidado especial (e louvável) com a produçao gráfica - que nao chega a prejudicar o preço do CD. "Optei pelos Secos e Molhados, justamente por sua importância musical e estética, pouco lembrada quando contam a história da música brasileira popular", diz. "Eles foram fenômeno de vendas na época, chegando a ter uma tiragem de 800 mil cópias com o primeiro disco." O grupo era formado por Ney Matogrosso, Gerson Conrad e Joao Ricardo. Eles musicaram o poema "Rosa de Hiroshima", de Vinícius de Morais. Gavin vai agora resgatar seis discos de Tom Zé, do acervo da Continental.
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