Internacional Titulo
Governos de 155 países reforçarão controle de armas biológicas
Da AFP
08/12/2006 | 20:29
Compartilhar notícia


Os 155 países que participam da Conferência de Exame da Convenção sobre Armas Biológicas se comprometeram nesta sexta-feira, em Genebra, a reforçar seus controles sobre este tipo de armamento no âmbito internacional, assim como a trocar informações a esse respeito.

"O processo está de novo em marcha, depois do fracasso da conferência precedente, em 2001. Conseguimos superar as divisões", declarou aos jornalistas o embaixador do Paquistão e presidente da conferência, Masood Jan, no último dia de reuniões.

O documento aprovado com este consenso não prevê qualquer medida obrigatória de verificação, nem inspeções no terreno, diferentemente do que ocorre com as armas nucleares e químicas, já que os Estados e a indústria se negam a divulgar informações que, com freqüência, consideram confidenciais.

"O tema das medidas de verificação no plano internacional não foi discutido", confirmou o embaixador paquistanês.

Na conferência de 2001 foi impossível chegar a um acordo sobre as medidas de verificação da Convenção, apesar de anos de negociação. Os Estados Unidos se negaram, então, a assinar um novo protocolo.

Agora, os Estados se comprometem a reforçar as medidas para evitar que os materiais perigosos caiam nas mãos de terroristas, principalmente.

Além disso, será criada uma unidade de apoio para a implantação da Convenção, com sede em Nova York.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;