Memória Titulo Memória
Nesta fita, o pensamento político de Serafim Vicente

Serafim Vicente Neto, o jornalista, o vereador, o candidato a deputado estadual

Ademir Medici
26/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Serafim Vicente Neto, o jornalista, o vereador, o candidato a deputado estadual. Paulista do Interior, elegeu Santo André sua terra. Manteve uma coerência na vida pública. Resistiu a candidatar-se a vereador. Candidato, obteve quase 10 mil votos em 1972 – recorde até então. Não quis saber de reeleição. Tentou vaga à Assembleia Legislativa, em 1978. Não conseguiu os votos necessários. Afastou-se da política.

É desta experiência que queremos falar, a do candidato a deputado. De Catherine, sua filha, recebemos uma fita cassete, hoje verdadeiro artigo em extinção. Conseguimos rodar a fita, de 37 anos atrás. Descobrimos mensagens dirigidas a vários públicos. Tirando o lado político-eleitoral das frases lidas por um locutor profissional desconhecido, podemos dizer que temos sintetizado ali, naquela gravação, o pensamento político do velho companheiro de Redação.

O que Serafim Vicente pensava do Brasil, em plena ditadura e candidato pelo partido oficial do governo.

“Trabalhador, envie o seu recado”

- Advogado, professor e jornalista profissional, Serafim Vicente tem a necessária sensibilidade para entender e lutar para que os operários passem a receber maiores compensações.

- (O Brasil) Pode sair das acanhadas limitações de um país subdesenvolvido para ingressar no rol dos países que lutam a passos de gigante.

- A classe operária e os trabalhadores em geral têm recados a dar.

- Quando os velhos raposões pedirem seu voto, diga que sim, mas na hora de votar, dê seu voto a Serafim Vicente.

- O momento atual exige ponderação e equilíbrio. Somente jovens cultos politicamente podem dar respostas aos apelos de desenvolvimento nacional.

- O processo de verdadeira decomposição dos pequenos concorrentes está criando um monstro capaz de destruir o que restou do comércio diluido e pequenos comerciantes.

- (Há uma) Enorme e desumana massificação de impostos pelos hiper e supermercados que estão demolindo o secular edifício montado pedra sobre pedra.

- (É preciso) Defender, democraticamente, o elementar direito à concorrência de comércio, a fim de que os grandes grupos não instituam a ditadura de preços.

- Envie seu recado através de Serafim Vicente.

TÓPICOS

7-11-1971 – Jornalista Serafim Vicente, do Diário, entrevista o prefeito Aldino Pinotti, de São Bernardo, pela Rádio Diário do Grande ABC.

22-5-1983 – O retorno ao Diário do colunista Serafim Vicente, depois de quase 11 anos afastado do jornalismo. Ele escreveu, cheio de emoção e felicidade: “Poxa, estávamos com saudades d’os tilintares nervosos dos telefones, deste barulho todo da Redação, do telex balbuciando e escrevendo automaticamente como se fosse robô. Das brincadeiras na Redação, dos colegas, dos diretores e, principalmente, deste bate-papo diário que durante muito tempo encheu de alegria a nossa vida”.

Nascimento: São José do Rio Pardo (SP), 27-8-1945

Vereador: 1973 a 1977.

Partido: Arena

Formação: Química Industrial, Direito e Letras Modernas

Experiência pública: exerceu o cargo de secretário municipal de Esportes

Falecimento: 12-8-1986

Amanhã, em Memória:

e por falar em Chico Buarque...

Diário há 30 anos

Domingo, 26 de maio de 1985 – ano 28, nº 5835

Manchete – Inamps promete aumentar repasse em 70% à Faisa (Fundação de Amparo à Infância de Santo André)

Ensino – Professores encerram a greve.

Lazer – Aramaçan anuncia que terá sede em Peruíbe.

Em 26 de maio de...

1915 – Assaltantes penetram nas oficinas mecânicas do Banco União, de São Caetano. Saem com grande quantidade de ferramentas e 250 mil réis em dinheiro

Celebrada, na Matriz de Santo André, a missa de sétimo dia da senhorita Glorinha Flaquer, primogênita do coronel Alfredo Flaquer, que faleceu em São José dos Campos.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘O avanço dos italianos em território austríaco’.

1930 – Assaltada a casa comercial de Mário Setti, em Santo André. Caixa registradora arrombada. Subtraída regular importância em dinheiro. Detido um suspeito.

Para o Rio de Janeiro, em viagem de recreio, seguiram, pela Central do Brasil (trem) Manoel de Goes, advogado em Santo André, e pela estrada de rodagem, Raul Votta, correspondente do Estadão na cidade.

1970 – Sunab (Superintendência Nacional de Abastecimento) realiza blitz geral no Grande ABC.

1975 – Vice-prefeito Fioravante Zampol assume, interinamente, a Prefeitura de Santo André. O titular, Antonio Pezzolo, licencia-se e viaja para a Guatemala.

2005 – Inaugurada a nova Igreja Universal de Santo André.

Hoje

Dia do Revendedor Lotérico

Santos do dia

- Nossa Senhora do Rosário. Século 17. Barro cozido e policromado. Proveniente da igreja matriz de Itapecerica da Serra.

Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a Tradição Bandeirante do Imaginário em Barro Cozido.

Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curadoria: Dalton Sala.

- Eva de Liége

- Nossa Senhora do Caravaggio

- Filipe Néri

- Maria Ana 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;