Esportes Titulo Melhor do mundo
Messi faz história
na Bola de Ouro

Craque do Barça se igualou a Ronaldo Fenômeno e Zinedine
Zidane, os únicos a conquistarem por três vezes a premiação

Das Agências
10/01/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Não deu outra. Na eleição do melhor jogador do mundo, realizada pela Fifa, ontem, em Zurique (Suíça) o argentino Messi superou os concorrentes Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Xavi (Barcelona) para garantir a terceira Bola de Ouro. O craque do Barça se igualou a Ronaldo Fenômeno e Zinedine Zidane, os únicos a conquistarem por três vezes a premiação, mas destoou ao assegurar sequência inédita na história - 2009, 2010 e 2011.

O português Cristiano Ronaldo e seu treinador no Real Madrid, José Mourinho, foram as ausências da festa. Eles estavam concentrados para a partida da equipe merengue diante do Málaga, hoje, pela Copa do Rei da Espanha.

Principal jogador do Barcelona, Messi conquistou quase todos os títulos possíveis em 2011. Levou o Campeonato Espanhol, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes. Só perdeu a Copa do Rei para o arquirrival Real Madrid. Com 59 gols marcados, o jogador se tornou também o maior artilheiro do time em uma mesma temporada.

A festa teve ainda outras premiações. O atacante santista Neymar garantiu o prêmio Puskas, pelo lindo gol anotado na derrota diante do Flamengo por 5 a 4, no Campeonato Brasileiro.

Na premiação de melhor jogadora do mundo, a brasileira Marta viu cair a hegemonia de cinco anos para a japonesa Homare Sawa (leia ao lado).

A seleção mundial da Fifa 2011 foi formada por Casillas; Daniel Alves, Piqué, Sérgio Ramos e Vidic; Xabi Alonso, Xavi e Iniesta; Messi, Cristiano Ronaldo e Rooney.

Joseph Guardiola, do Barcelona, ficou com o prêmio de melhor treinador de 2011.

 

Marta perde hegemonia e lamenta fim das Sereias

Eleita cinco vezes seguidas a melhor jogadora do mundo, Marta perdeu a hegemonia ontem, ao ser derrotada pela japonesa Humare Sawa.

A perda ratifica 2011 como um ano em baixa para o futebol feminino. Além de ser eliminado nas quartas de final no Mundial, ainda viu o time feminino do Santos, conhecido como Sereias da Vila, encerrar as atividades.

Sawa recebeu 28,51% dos votos. Marta ficou na segunda colocação com 17,28%. A norte-americana Abby Wambach, terminou em terceiro, com 13,26%.

Questionada sobre o fim do time feminino do Peixe, Marta lamentou o fato. "É frustrante o que aconteceu. O Santos é muito importante para mim, pelo tempo que passei lá. Não é positivo para a imagem do futebol feminino no País, para as jovens jogadoras, para o futuro delas", afirmou.

 

Neymar salva o Brasil e conquista o prêmio Puskas

Neymar salvou o ano do futebol brasileiro na festa concedida pela Fifa e conquistou o prêmio Puskas pelo gol mais bonito de 2011. O craque santista levou o nome do País ao prêmio máximo individual da entidade entre os homens, o que não acontecia desde 2007, quando Kaká ficou com a Bola de Ouro.

A Jóia desbancou Messi e o inglês Rooney, do Manchester United. Em seu segundo ano na briga pelo caneco, Neymar desta vez ficou com o troféu, após perder para o turco Hamit Altintop, autor do gol mais bonito de 2010.

Em breve discurso, Neymar não escondeu a felicidade por mais uma conquista na carreira. "Estou muito contente por fazer parte desta festa e por ter competido com esses dois grandes jogadores. Estou adorando", disse ele, ao receber o troféu do ex-jogador mexicano Hugo Sanchez.

Apesar de satisfeito com a premiação, Neymar afirmou que pretende voltar mais vezes para concorrer a outro troféu e relevou estar nervoso e envergonhado pela presença de muitas estrelas do esporte.

"Foi a primeira vez e estava um pouco envergonhado. Falar na frente de tanta gente é mais difícil do que fazer gol. Participando da festa, eu já estou. Espero que agora possa subir mais um pouquinho", afirmou o brasileiro. "Estava muito nervoso ao lado de tantos craques. Eram os caras que eu usava quando jogava videogame e agora estou aqui, perto deles", completou Neymar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;