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F-1 vira 'quintal' dos irmãos Schumacher
Flávio Gomes
De Nürburgring para o Diário
23/06/2001 | 18:46
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Nunca na Fórmula 1 dois irmãos impuseram tamanho domínio à categoria. Depois de dividirem a primeira fila nos GPs do Brasil e do Canadá, e de terem conseguido a primeira dobradinha fraterna da história em Montreal, de novo os manos Schumacher transformaram uma pista de corrida em quintal de casa. Quando a brincadeira acabou, lá estavam os alemães de novo na frente de um grid, desta vez no GP da Europa, que terá 67 voltas e começa às 9h deste domingo (horário de Brasília, com TV).

Michael conseguiu sua sétima pole position no ano, 39ª na carreira. Ralf ficou em segundo. As 108 mil pessoas que lotaram as arquibancadas de Nürburgring, na Alemanha, não poderiam querer mais: dois pilotos do país na frente e, de quebra, um motor germânico, da BMW, confirmando sua ascensão com a Williams – que colocou seu outro piloto, Juan Pablo Montoya, em terceiro no grid.

Rubens Barrichello manteve sua tradicional posição de grid desde que chegou à Ferrari: quarto, pela quarta vez na temporada e 11ª em 26 GPs pelo time vermelho. E a decepção ficou por conta da McLaren, que faz um campeonato muito instável e conseguiu classificar seus pilotos apenas na terceira fila, com David Coulthard em quinto e Mika Hakkinen em sexto.

As coisas foram fáceis para Schumacher. Mais uma vez, como já ocorrera no Canadá, ele não precisou usar suas 12 voltas para fazer a pole. Duas saídas dos boxes foram suficientes. Ralf era seu único adversário direto, e por isso não era preciso se preocupar com a concorrência não-familiar.

Com sol e uma temperatura mais alta do que sexta-feira, a classificação só começou para valer no fim da primeira meia hora, quando Ralf cravou 1min15s335. O irmão mais velho tirou sua Ferrari dos boxes e fez 1min15s491. Não era o bastante. Ralf voltou à pista dez minutos depois e cravou 1min15s226. Michael respondeu de imediato com 1min14s960 e ponto final.

O resto foi realmente o resto. Montoya ficou a mais de meio segundo de distância; Barrichello, a 0s662. A McLaren, a quase um segundo. “A temporada tem mostrado que somos mais rápidos em corridas do que em treinos”, disse Coulthard. Norbert Haug, da Mercedes, foi mais sincero: “Fomos muito lentos, mesmo”.

Confira o grid de largada
1 - Michael Schumacher (Ferrari) 1:14.960
2 - Ralf Schumacher (Williams-BMW) 1:15.226
3 - Juan Pablo Montoya (Williams-BMW) 1:15.490
4 - Rubens Barrichello (Ferrari) 1:15.622
5 - David Coulthard (McLaren-Mercedes) 1:15.717
6 - Mika Hakkinen (McLaren-Mercedes) 1:15.776
7 - Jarno Trulli (Jordan-Honda) 1:16.138
8 - Heinz Harald Frentzen Jordan-Honda) 1:16.376
9 - Kimi Raikkonen (Sauber-Petronas) 1:16.402
10 -Nick Heidfeld (Sauber-Petronas) 1:16.438
11 - Jacques Villeneuve (BAR-Honda) 1:16.439
12 - Eddie Irvine (Jaguar) 1:16.588
13 - Olivier Panis (BAR-Honda) 1:16.872
14 - Jean Alesi (Prost-Acer) 1:17.251
15 - Giancarlo Fisichella (Benetton-Renault) 1:17.378
16 - Pedro de la Rosa (Jaguar) 1:17.627
17 - Luciano Burti (Prost-Acer) 1:18.113
18 - Enrique Bernoldi (Arows-Asiatech) 1:18.151
19 - Jos Verstappen (Arrows-Asiatech) 1:18.262
20 - Jenson Button (Benetton-Renault) 1:18.626
21 - Fernando Alonso (European Minardi) 1:18.630
22 - Tarso Marques (European Minardi) 1:18.689




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