D+ Titulo
Mariazinha de joãozinho?
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
29/08/2010 | 07:54
Compartilhar notícia
Divulgação


Emma Watson, 20 anos, a Hermione da saga Harry Potter, tomou coragem e cortou as madeixas para adotar o estilo popularmente chamado de Joãozinho, aquele que muita gente já teve quando era criança. Antes dela, Carey Mulligan, 25, (do longa Educação) e Mia Wasikowska, 20, (Alice no País das Maravilhas) fizeram o mesmo.

No Twitter e Facebook, Emma afirmou que sentia-se incrível com o novo look e desejava fazer isso há anos. "É a coisa mais libertadora. Espero que gostem", escreveu. Em entrevista a uma revista norte-americana, acrescentou: "Muitas pessoas choram ou entram em choque. Estava muito calma. Sabia que era a coisa certa".

O fato tem inspirado muitas meninas a fazer o mesmo, embora a maioria dos meninos torça o nariz para o visual. Será que todas podem adotá-lo? Marcos Proença, hairstylist de famosas como Deborah Secco, diz que é preciso tomar precauções antes de optar pelo corte.

Em garotas com traços delicados, fica ótimo. Beto Fortes, do Studio W, acrescenta que naquelas com rostos triangulares e ovais também. Nos fios lisos, o resultado é melhor do que nos crespos. Entretanto, quem tem partes do rosto (nariz, testa, orelha e maxilar) grandes podem torná-las mais evidentes.

"Cabelos curtos, além de realçar os traços, quando cortados com excelência, são práticos e transmitem personalidade", diz Proença. Para manter o corte é preciso ir ao cabeleireiro entre 30 e 50 dias.

Corte é antigo
O cabelo curtíssimo conquistou as famosas em diferentes épocas. O corte virou febre depois que a atriz Mia Farrow o adotou para atuar no longa O Bebê de Rosemary, em 1968. Pouco antes, em 1960, Jean Seberg já tinha aparecido com o estilo no filme francês Acossado.

A cantora Elis Regina também o usou nos anos 1970, inspirando muitas brasileiras. Em 1990, Demi Moore o adotou em Ghost. No filme Adoráveis Mulheres, de 1994, a personagem de Winona Ryder corta de verdade. Outras tiveram de tosar as madeixas por causa dos papéis que interpretaram. Em 2002, Halle Berry usou o Joãozinho em 007 - Um Novo Dia Para Morrer. Ela deve ter curtido porque vira e mexe é vista com o estilo. Em 2006, Natalie Portman foi mais radical. Raspou a cabeça em V de Vingança e o manteve curto por algum tempo. Victoria Beckham cortou em 2008. Há anos, a cantora Rihanna usa com ousadia, deixa franjão e sempre muda a cor.

Como aproveitar
Está enganado quem pensa que não dá para fazer nada com os cabelos curtos. Basta ser criativa. É possível abusar de grampos, tique-taques, flores de tecido e crochê. Não tenha medo de usar faixas nem tiaras. Há grande variedade desses produtos nas lojas, sem contar que são bem baratinhos.

Também dá para alterar o visual ao mudar o penteado. Dependendo do corte, pode-se pentear os fios para um dos lados, colocá-los para frente ou deixá-los desarrumados. E por que não passar gel ou creme modelador para mantê-los espetadinhos? Pode ser boa opção para uma festa à noite. Quem tem cabelo enrolado e deseja cortar Joãozinho pode optar pela progressiva (isso se você passou dos 15 anos e se tiver autorização dos pais).

Como o corte deixa o rosto em evidência, não fica tão legal andar com a cara lavada. É lógico que não precisa exagerar e adotar maquiagem de ir à balada. Gloss, corretivo e um pouco de lápis nos olhos - e rímel para as mais velhas - são suficientes. Acessórios também podem ser valorizados, segundo Beto Fortes, cabeleireiro do Studio W. Invista em brincos maiores, argolas e até colares, uma vez que o pescoço fica mais aparente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;