Nacional Titulo
PM desocupa fazenda de FHC em Buritis; Exército está no local
Do Diário do Grande ABC
17/09/2000 | 21:16
Compartilhar notícia


Diante da decisao do governador de Minas, Itamar Franco (sem partido), de retirar a Polícia Militar dos arredores da fazenda dos filhos do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Exército reviu a estratégia de ocupaçao da propriedade. Domingo pela manha foram retirados 70 dos 290 soldados que vigiavam o local desde a semana passada. Os demais militares continuam em seus postos, apoiados por 30 agentes da Polícia Federal.

Aproximadamente 350 integrantes do Movimento dos Sem-Terra permaneciam domingo acampados no povoado de Serra Bonita, a 14 km da fazenda. Uma assembléia marcada para o início da noite definiria os rumos do movimento na regiao. Sentinelas do Exército portando fuzis guardavam as duas entradas da propriedade. Pela manha, agentes da PF também estavam na porteira principal.

Os soldados do Batalhao da Guarda Presidencial deixaram a Fazenda Córrego da Ponte por volta das 11h, em seis caminhoes. A chegada e saída de um helicóptero na fazenda sugeriram a possibilidade de policiais federais estarem sendo substituídos. O deslocamento do Exército ocorreu 15 horas após a PM mineira ter começado a desativar seu acampamento, a 3,5 km da propriedade.

Pouco antes das 20h de sábado, o grupamento de policiais militares mineiro recebeu ordens para desmontar as 11 barracas, a rede elétrica recém-instalada, as antenas de comunicaçoes e a estrutura de banheiros e chuveiros, que incluía um carro-pipa.

Desde sexta-feira a PM ocupava parte de um terreno da empresa Ceval Alimentos e parecia disposta a permanecer no local. Prova disso é que chegou a cercar o acampamento com lona e a fincar postes para o hasteamento das bandeiras Nacional e de Minas. As bandeiras nunca foram hasteadas.

No sábado à tarde, a PM realizou caminhada de uma hora pela estrada que passa em frente à fazenda dos filhos de Fernando Henrique, para reconhecimento do terreno. O comandante do 28º Batalhao, Robson Nogueira, circulou pela regiao numa caminhonete. Ele chefiava o grupamento instalado a 3,5 km da propriedade, onde havia soldados de Belo Horizonte, Unaí e Pato de Minas. Segundo ele, outro grupamento instalado em Buritis (a 63 km da fazenda) também foi desativado.

A tarde os policiais participaram de exercício de policiamento de choque, armados com cassetetes, escudos e capacetes, no pátio da Ceval Alimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;