Internacional Titulo
Criador de Dolly defende a criaçao de células humanas
Do Diário do Grande ABC
05/04/2000 | 13:59
Compartilhar notícia


Em entrevista ao jornal italiano ``La Repubblica' desta quarta-feira, o cientista britânico Harry Griffin, um dos criadores da ovelha Dolly, diz que nao tem planos de clonar seres humanos porque seria amoral, mas admite que irá clonar células humanas. ``Sou contra a clonaçao de seres humanos, que nao tem sentido porque as técnicas de fecundaçao assistida sao muito mais eficazes. É imoral e inumano', diz Griffin.

Harry Griffin explica o processo de clonagem de seres humanos, deixando claro que nunca o tentou. A célula clonada é ``cultivada in vitro como para inseminaçao artificial e, se tudo corre bem, chega a ser um embriao. Depois esperamos que amadureçam as células nao-especializadas que podem se desenvolver em qualquer tecido ou órgao. Essas células seriam uma espécie de mecanismo reprodutor do organismo, um remédio para doenças degenerativas ou uma base para transplantes de tecido'.

Ele se defende das acusaçoes de falta de ética: ``Nós, os cientistas, nao fazemos julgamentos com nosso trabalho. Apenas tentamos responder a uma exigência da sociedade, de curar as doenças e lutar contra as desgraças e o sofrimento'.

Uma empresa britânica que contribuiu à clonagem da ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta, anunciou em meados de março a primeira clonagem de cinco leitoes, realizada com o mesmo método. A experiência é parte de um programa de produçao de órgaos e células transplantavéis a seres humanos. De acordo com os responsáveis, esse programa ``abre a porta à fabricaçao de porcos modificados, cujos órgaos e células poderao ser transplantados a seres humnaos, uma soluçao para a penúria mundial de órgaos'.

O ministério da Saúde britânico informou nesta segunda-feira que aguarda um relatório de especialistas, a ser apresentado ``dentro de poucas semanas', para decidir se autoriza ou nao a clonagem de embrioes humanos para investigaçoes médicas. A clonagem de seres humanos, que hoje é tecnicamente possível, levanta muitas questoes éticas e é reprovada pela maior parte dos especialistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;