Internacional Titulo
Bush promete que Nova Orleans será 'grande' outra vez
Da AFP
02/09/2005 | 20:10
Compartilhar notícia


O presidente George W. Bush visitou pela primeira vez nesta sexta-feira a região atingida pelo furacão Katrina e prometeu restaurar a ordem em Nova Orleans, cidade que segundo ele voltará a ser "grande" outra vez.

"Não estou entusiasmado com esta viagem", disse no aeroporto de Mobile, ao iniciar sua visita aos Estado do Alabama, da Louisiana e do Mississippi, devastados pelo furacão. "É como se toda a costa do Golfo tivesse sido atingida pela pior arma que se pode imaginar", comentou.

Embora tenha elogiado os serviços de assistência, Bush admitiu que o esforço não foi suficiente. "O resultado é inaceitável", afirmou.

"A tarefa do governo federal é enorme. Consertaremos o que não funciona e usaremos o que funciona como exemplo para o que não funciona", disse o presidente, que percorreu a área destruída.

Enquanto o número de mortos e as críticas ao governo cresciam, Bush sobrevoava as costas do Alabama e do Mississippi. Em Biloxi, Bush conversou com duas mulheres que perderam tudo no furacão e estavam aos prantos. O presidente as abraçou e prometeu que os socorristas iriam ajudá-las.

Algumas horas depois, Bush viu uma Nova Orleans devastada e coberta pelas águas. O presidente disse esperar o retorno da ordem à cidade, conhecida como "Big Easy". Os resgates são dificultados pelos saques e pela falta de infra-estrutura. "Nova Orleans voltará a ser uma grande cidade, mas agora estamos vivendo os dias mais difíceis e temos muito trabalho para fazer", disse no aeroporto regional Mobile, no Alabama.

Bush reiterou que os governadores e prefeitos devem adotar "tolerância zero" com os saqueadores. "Para termos certeza de que haverá menos violência, precisamos entregar alimentos às pesssoas".

O presidente agradeceu o congresso americano por aprovar um fundo de emergência de US$ 10,5 bilhões para ajudar as vítimas da tragédia. "É um pequeno gesto para pagar o custo deste esforço", disse.

No Alabama, Bush se encontrou diante das câmeras com o diretor da Agência federal de gestão de emergências, Mike Brown, com os governadores do Alabama e do Mississippi e com funcionários regionais de ajuda.

Bush visitou a região depois que as autoridades avaliaram que a área afetada pela tragédia é de cerca de 234 mil quilômetros quadrados, um tamanho similar ao território da Grã-Bretanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;