Economia Titulo
Pulverizaçao de açoes deve começar no próximo semestre
Do Diário do Grande ABC
15/12/1999 | 15:00
Compartilhar notícia


O presidente do BNDES, Andrea Calabi afirmou, nesta quarta-feira, na Comissao de Fiscalizaçao e Controle da Câmara, que o processo de pulverizaçao de açoes a ser promovido pelo governo deverá ser iniciado no próximo semestre, com a venda das açoes da Companhia Vale do Rio Doce ainda em poder do BNDESPar e do excedente ao controle do capital que a Uniao mantém na Petrobras.

O programa, segundo Calabi, continuará com a pulverizaçao de parte das açoes de novas empresas que serao privatizadas. O presidente do BNDES disse que o programa tem dois objetivos principais: democratizar o acesso às açoes de empresas maduras que nao sofram grandes oscilaçoes, tornando-se uma opçao de poupança da populaçao, e reforçar o mercado de capitais. Segundo Calabi, no momento em que a estabilizaçao está se consolidando, com a manutençao da tendência de queda da taxa de juros, é necessário redistribuir a poupança entre opçoes de renda fixa e de renda variável.

Forma - Segundo Calabi, ainda nao há definiçao no governo sobre a forma como se deve dar a pulverizaçao de açoes no programa de privatizaçao. Ele disse, no entanto, que sua posiçao pessoal é de que a pulverizaçao, quando ocorrer, seja restrita ao porcentual do capital que exceder ao controle da companhia privatizada. "Nao existe empresa sem dono", justificou Calabi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;