Economia Titulo
Bombril é investigada por suposta fraude de US$ 1,3 bi
Do Diário OnLine
20/07/2002 | 14:55
Compartilhar notícia


O Ministério Público Federal está investigando um suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a Bombril S.A., uma das mais tradicionais empresas brasileira no setor de limpeza. Entre abril de 1996 e fevereiro de 2001, a empresa – que domina 85% do mercado de esponjas de aço – teria transferido US$ 1,3 bilhão para o exterior de forma fraudulenta.

Segundo a edição deste sábado da revista Época, o Banco Central (BC) tem documentos que apontam que a Bombril simulou a compra e venda de títulos do Tesouro americano para justificar remessa de divisas para o exterior e dar origem legal ao dinheiro sujo no país. O relatório com a denúncia foi encaminhado pelo BC ao Ministério Público na semana passada.

Os procuradores deverão denunciar a Bombril e outras cinco empresas que teriam participado do suposto esquema de lavagem de dinheiro assim que forem concluídas as investigações dos serviços de inteligência financeira dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com a Época, os contratos firmados com duas empresas de fachada – Hard Sell e Logística – não mencionavam os bancos responsáveis pela custódia dos títulos, conforme previsto pelas regras de mercado, como forma de garantia da confiabilidade dos papéis. A Hard, a Logística e outras três empresas teriam mantido contas correntes apenas para receber depósitos em nome da Bombril. O dinheiro era trocado em dólares e enviado para o exterior.

A Bombril, por meio de seu porta-voz, Mário de Fiori, negou qualquer irregularidade. “Todas as nossas operações são legais, contabilizadas, registradas. Não temos de discutir suposições”, declarou. A empresa informou ainda que todos os seus balanços foram auditados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;