Cultura & Lazer Titulo
Microsoft com cara de Macintosh
Anderson Amaral
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
12/05/2003 | 22:52
Compartilhar notícia


Enquanto Bill Gates, presidente e chefe de arquitetura de software da Microsoft, discursava na abertura da 12ª WinHEC (Conferência Anual de Engenharia de Hardware do Windows), em New Orleans, nos Estados Unidos, uma platéia quase hipnotizada não tirava os olhos do... Bem, não era exatamente o fundador da Microsoft que eles observavam mas, sim, o Atenas, protótipo de PC desenvolvido pela empresa em parceria com a HP, que deve ser lançado no mercado norte-americano no próximo ano.

Questionados sobre se a Apple é o alvo do lançamento durante a conferência, os executivos da Microsoft negaram, porém o Atenas marcará a entrada da empresa no segmento de computadores de design diferenciado, uma tentativa de frear o sucesso do iMac – que, lançado em 1999, desafiou o mercado com um visual translúcido e recursos criativos, acumulou cerca de 2 milhões de unidades vendidas apenas no primeiro ano e, de quebra, tirou a Apple do vermelho, sendo substituído três anos depois pela segunda geração, de visual semelhante ao do Atenas – daí o espanto da platéia que acompanhava o discurso de Gates.

Composto por gabinete translúcido, monitor de tela plana de 23 polegadas, câmera de vídeo e drive de CD e DVD, o Atenas representa, na visão de Gates, a transformação do PC num centro de comunicação e colaboração. “O Atenas atingiu níveis sem precedentes de sinergia entre hardware e software. O resultado é um produto inovador, que melhora a maneira como os usuários trabalham, aprendem, se comunicam e se divertem”, afirmou o presidente da Microsoft.

Coube a Chad Magendanz, gerente da empresa, demonstrar os recursos do protótipo – que, segundo estimativas da Microsoft, poderá custar algo em torno de US$ 1.750 no mercado norte-americano. Entre as suas principais características figura a possibilidade de conectar o computador diretamente à linha telefônica e transferir as chamadas para o aparelho.

O gabinete, por sua vez, é dotado de diversos indicadores luminosos que avisam o usuário sobre a chegada de e-mails, mensagens de voz, videoconferência ou chamadas telefônicas. “O Atenas combina todas as formas de comunicação em um design integrado e funcional”, disse Gates. As lâmpadas também podem alertar o usuário, por exemplo, sobre o horário marcado para uma reunião.

Longhorn – Os executivos da Microsoft também anunciaram que o Longhorn, substituto do Windows XP, estará disponível comercialmente somente em 2005. A empresa, inclusive, pretende lançar duas versões de teste no próximo ano. Analistas, no entanto, não descartam a possibilidade de que o Longhorn equipe o Atenas já em 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;