Política Titulo
Garotinho insiste no apoio a Benedita contra PDT
Do Diário do Grande ABC
25/02/2000 | 17:08
Compartilhar notícia


Mesmo derrotado no diretório regional do PDT, que aprovou quinta-feira à noite o lançamento de candidatura própria à prefeitura do Rio, o governador do Rio, Anthony Garotinho (PDT), vai levar à convençao regional do partido a proposta de apoio à candidatura da vice-governadora petista Benedita da Silva. A disposiçao do grupo do governador foi reafirmada nesta sexta-feira por um dos seus seguidores mais próximos, o secretário da Criança e do Adolescente, Fernando William.

Ele disse que os integrantes da sua corrente pretendem "conversar muito com os militantes, mas nao num ambiente de confronto".

"Vamos continuar manifestando nossa posiçao", disse o secretário. A proposta de lançar candidato próprio foi aprovada por 124 votos a favor, nenhum contra e 37 abstençoes, em uma tensa reuniao na noite de quinta-feira. Um acordo feito entre Garotinho e o presidente nacional do partido, Leonel Brizola, permite que os pedetistas que discordem da proposta aprovada (como Garotinho) continuem a defender sua opiniao, pelo menos até a convençao. Os pedetistas alegam que esse é um direito do filiado à legenda, assegurado no estatuto. A convençao deverá ocorrer na primeira semana de junho.

William admitiu que a disposiçao do grupo de insistir na polêmica dependerá do resultado da disputa interna do PT, que escolherá, em prévias em 26 de março, quem representará o PT na disputa: Benedita ou o ex-deputado Vladimir Palmeira. Garotinho fez um acordo com Benedita, nao com o PT, do qual estará liberado se a vice-governadora perder a votaçao. Na reuniao, o governador defendeu sua posiçao, mas nao a submeteu a voto, e advogou o adiamento da decisao para a convençao.

"Achávamos a discussao prematura", explicou William. Os seguidores de Garotinho apresentaram propostas para "democratizar" o PDT.

"Propusemos núcleos de base, recadastramento de militantes, criaçao do diretório municipal da capital", contou o secretário. Na reuniao, o líder do partido na Câmara, deputado Miro Teixeira, foi aplaudido quando defendeu a idéia de "ganhar a prefeitura com Brizola". O lançamento da candidatura do presidente nacional do PDT ainda nao foi decidido, mas é uma possibilidade.

O presidente em exercício do PDT, Carlos Lupi, afirmou que o governador "percebeu que ia ser derrotado", e, por isso, nao colocou sua posiçao em votaçao, mas frisou que, como todos os filiados do PDT, Garotinho está liberado para defender a sua opiniao divergente até a convençao. A decisao da noite de quinta-feira tem, assim, apenas caráter político, já que, por lei, os candidatos do partido sao definidos em convençao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;