Economia Titulo
Telia analisa saída da Tess
Do Diário do Grande ABC
02/03/2000 | 16:04
Compartilhar notícia


A Telia, operadora de telefonia da Suécia, está analisando a venda de suas participaçao na Tess, responsável pela banda B de telefonia celular no Interior paulista. Os 49% da Telia na Tess representam a maior participaçao acionária da empresa sueca no Exterior. Essas açoes estao avaliadas em US$ 1,14 bilhao. A informaçao, publicada nesta quinta-feira no "Financial Times", pegou de surpresa a direçao da Tess no Brasil, que preferiu nao comentar o assunto.

Representantes da operadora disseram apenas que a Telia está realizando uma ampla reestruturaçao na Suécia e em outras partes do mundo e que ainda nao havia uma definiçao final sobre a sua participaçao na Tess. "A Telia, que investiu até agora cerca de US$ 1 bilhao no Brasil, poderá vender sua participaçao integral como permanecer com parte dela, por ser um dos maiores investimentos já feitos pela companhia sueca fora da Europa", disse uma fonte em Sao Paulo.

A Telia, estatal que deve ser privatizada até o final do ano, anunciou ainda a venda de sua participaçao em operadoras de vários outros países. A decisao de vender sua participaçao na Tess faz parte da tentativa da empresa sueca de reajustar as suas atividades após o colapso, em dezembro, de sua fusao com a Telenor, da Noruega. "No passado, aproveitamos as oportunidades e possibilidades que apareceram", disse o diretor executivo da empresa, Jan-Ake Kark.

"A partir de agora vamos concentrar nossos esforços geograficamente." As novas áreas prioritárias para a Telia serao, além da Suécia, os países bálticos (Polônia e Rússia) e os grandes mercados como os EUA, Alemanha, França e Itália. A empresa sueca vai também vender suas participaçoes em operadoras da Namíbia, Uganda, Sri Lanka, India, Filipinas, China e Eslovênia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;