Automóveis Titulo
Sedãs no tatame
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
29/09/2010 | 07:14
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Foto: Andréia Iseki/DGABC

Toyota Corolla e Honda Civic sempre foram - e pelo jeito sempre serão - arquirrivais no mercado brasileiro. Disputam palmo a palmo a liderança do ranking de vendas entre os sedãs médios. E nesta briga, vira e mexe alguém mete o bedelho. Desta vez, o intruso é o conhecido Nissan Sentra.

Para esse embate, colocamos frente a frente as versões intermediárias de Civic (LXL - R$ 74.165) e Corolla (XEi - R$ 76,3 mil), e a topo de linha do Sentra (SL - R$ 71.290), todas automáticas. E analisando os valores, encontramos a primeira vantagem do Nissan: preço. O modelo fabricado no México tem custo inicial R$ 2.875 mais em conta que o Honda e significativos R$ 5.010 que o representante da Toyota.

Nos itens de série, os três mostram equilíbrio. Todos têm direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, freios com ABS, controlador de velocidade, rodas de liga leve de 16 polegadas, travas e vidros elétricos.

No entanto, se analisarmos os pormenores, o Sentra volta a levar vantagem. É o único que tem de série câmera auxiliar traseira - opção interessante para o sensor de estacionamento traseiro, ausente nos três modelos - e air bags frontais, laterais e de cortina. O Corolla traz frontais e laterais, enquanto o Honda apenas as bolsas frontais.
Bancos revestidos de couro também vêm de fábrica no Nissan e no Toyota, mas são opcionais no Honda e custam R$ 1.720.

DESEMPENHO
O Corolla tem o motor mais forte e potente (2.0 16V de 152 cv e 20,7 mkgf de torque com etanol) e é o mais leve (1.230 quilos), porém peca na transmissão automática de apenas quatro velocidades, o que inibe o ímpeto do Toyota. A diversão na condução fica por conta das borboletas atrás do volante, que permitem trocas manuais.

O Sentra também tem motor 2.0 16V (143 cv e 20,3 mkgf) e transmissão CVT (continuamente variável), que é extremamente confortável por não deixar o motorista sentir as trocas (impressão de uma primeira marcha eterna), mas relativamente chato para quem gosta de condução esportiva.

O Civic nasceu para acelerar, apesar de o motor 1.8 ser o mais fraco e menos potente. No entanto, seu câmbio de cinco velocidades - com paddle shift atrás do volante - e a suspensão rígida aguçam para condução mais ousada.

ESPAÇO
Em termos de espaço interno, o Honda salta aos olhos com a maior distância entre os eixos (2,70 metros). No entanto, escorrega no porta-malas, com apenas 340 litros - 130 litros a menos que o Corolla, detentor do maior bagageiro. O Sentra, em ambos os casos, apresenta equilíbrio, com segundo maior entre-eixos e porta-malas.

Os acabamentos são parecidos. Misturam plásticos de qualidade, couro e perfeito encaixe entre as peças, que não apresentam rebarbas.

VEREDICTO
Por apresentar preço inicial menor, mais itens de série, espaço e desempenho equivalentes aos rivais, o intruso Sentra leva a melhor. Em segundo, com motor mais potente, custo-benefício relativamente melhor e porta-malas maior, fica o Corolla. O bronze fica com o Civic, que apesar do melhor espaço interno, derrapa em outros quesitos.

 

Equipamentos

Honda Civic LXL Automático

Nissan Sentra SL Automático

Toyota Corolla XEi Automático

Preço básico

R$ 74.165

R$ 71.290

R$ 76.300

Air bags

Série (frontais)

Série (frontais, laterais e cortina)

Série (frontais e laterais)

Ar-condicionado

Série

Série

Série

Bancos revestidos de couro

Opcionais (R$ 1.720)

Série

Série

CD player com MP3

Série

Série

Série

Computador de bordo

Série

Série

Série

Direção hidráulica

Série (elétrica)

Série (elétrica)

Série (elétrica)

Faróis de neblina

Série

Série

Série

Freios ABS

Série

Série

Série

Rodas de liga leve

Série (16 polegadas)

Série (16 polegadas)

Série (16 polegadas)

Retrovisores elétricos

Opcionais (R$ 429)

Série

Série

Sensor de estacionamento

Não disponível

Não disponível

Não disponível

Travas e vidros elétricos

Série

Série

Série

 

NUMEROS

Honda Civic LXL Automático

Nissan Sentra SL Automático

Toyota Corolla XEi Automático

Motor

1.8 SOHC i-VTEC 16V Flex

2.0 16V bicombustível

2.0 16V Dual VVT-I bicombustível

Potência

138 cv (g) / 140 (e) a 4.200 rpm

143 cv (g / e) a 5.200 rpm

142 cv (g) a 5.600 rpm /

153 cv (e) a 5.800 rpm

Torque

17,5 mkgf (g) a 5.000 rpm / 17,7 mkgf (e) a 4.300 rpm

20,3 mkgf (g / e) a 4.800 rpm

19,8 mkgf (g) a 4.000 rpm / 20,7 mkgf (e) a 4.800 rpm

Velocidade máxima

Não divulgada

190 km/h

Não divulgada

Aceleração de 0 a 100 km/h

Não divulgada

10,3 s

11,8 s (g) / 11,6 s (e)

Comprimento

4,48 metros

4,56 metros

4,54 metros

Largura

1,75 metro

1,79 metro

1,76 metro

Distância entre eixos

2,70 metros

2,68 metros

2,60 metros

Peso

1.268 quilos

1.359 quilos

1.230 quilos

Porta-malas

340 litros

442 litros

470 litros

Tanque

50 litros

55 litros

60 litros




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