Toyota Corolla e Honda Civic sempre foram - e pelo jeito sempre serão - arquirrivais no mercado brasileiro. Disputam palmo a palmo a liderança do ranking de vendas entre os sedãs médios. E nesta briga, vira e mexe alguém mete o bedelho. Desta vez, o intruso é o conhecido Nissan Sentra.
Para esse embate, colocamos frente a frente as versões intermediárias de Civic (LXL - R$ 74.165) e Corolla (XEi - R$ 76,3 mil), e a topo de linha do Sentra (SL - R$ 71.290), todas automáticas. E analisando os valores, encontramos a primeira vantagem do Nissan: preço. O modelo fabricado no México tem custo inicial R$ 2.875 mais em conta que o Honda e significativos R$ 5.010 que o representante da Toyota.
Nos itens de série, os três mostram equilíbrio. Todos têm direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, freios com ABS, controlador de velocidade, rodas de liga leve de 16 polegadas, travas e vidros elétricos.
No entanto, se analisarmos os pormenores, o Sentra volta a levar vantagem. É o único que tem de série câmera auxiliar traseira - opção interessante para o sensor de estacionamento traseiro, ausente nos três modelos - e air bags frontais, laterais e de cortina. O Corolla traz frontais e laterais, enquanto o Honda apenas as bolsas frontais.
Bancos revestidos de couro também vêm de fábrica no Nissan e no Toyota, mas são opcionais no Honda e custam R$ 1.720.
DESEMPENHO
O Corolla tem o motor mais forte e potente (2.0 16V de 152 cv e 20,7 mkgf de torque com etanol) e é o mais leve (1.230 quilos), porém peca na transmissão automática de apenas quatro velocidades, o que inibe o ímpeto do Toyota. A diversão na condução fica por conta das borboletas atrás do volante, que permitem trocas manuais.
O Sentra também tem motor 2.0 16V (143 cv e 20,3 mkgf) e transmissão CVT (continuamente variável), que é extremamente confortável por não deixar o motorista sentir as trocas (impressão de uma primeira marcha eterna), mas relativamente chato para quem gosta de condução esportiva.
O Civic nasceu para acelerar, apesar de o motor 1.8 ser o mais fraco e menos potente. No entanto, seu câmbio de cinco velocidades - com paddle shift atrás do volante - e a suspensão rígida aguçam para condução mais ousada.
ESPAÇO
Em termos de espaço interno, o Honda salta aos olhos com a maior distância entre os eixos (2,70 metros). No entanto, escorrega no porta-malas, com apenas 340 litros - 130 litros a menos que o Corolla, detentor do maior bagageiro. O Sentra, em ambos os casos, apresenta equilíbrio, com segundo maior entre-eixos e porta-malas.
Os acabamentos são parecidos. Misturam plásticos de qualidade, couro e perfeito encaixe entre as peças, que não apresentam rebarbas.
VEREDICTO
Por apresentar preço inicial menor, mais itens de série, espaço e desempenho equivalentes aos rivais, o intruso Sentra leva a melhor. Em segundo, com motor mais potente, custo-benefício relativamente melhor e porta-malas maior, fica o Corolla. O bronze fica com o Civic, que apesar do melhor espaço interno, derrapa em outros quesitos.
Equipamentos |
Honda Civic LXL Automático |
Nissan Sentra SL Automático |
Toyota Corolla XEi Automático |
Preço básico |
R$ 74.165 |
R$ 71.290 |
R$ 76.300 |
Air bags |
Série (frontais) |
Série (frontais, laterais e cortina) |
Série (frontais e laterais) |
Ar-condicionado |
Série |
Série |
Série |
Bancos revestidos de couro |
Opcionais (R$ 1.720) |
Série |
Série |
CD player com MP3 |
Série |
Série |
Série |
Computador de bordo |
Série |
Série |
Série |
Direção hidráulica |
Série (elétrica) |
Série (elétrica) |
Série (elétrica) |
Faróis de neblina |
Série |
Série |
Série |
Freios ABS |
Série |
Série |
Série |
Rodas de liga leve |
Série (16 polegadas) |
Série (16 polegadas) |
Série (16 polegadas) |
Retrovisores elétricos |
Opcionais (R$ 429) |
Série |
Série |
Sensor de estacionamento |
Não disponível |
Não disponível |
Não disponível |
Travas e vidros elétricos |
Série |
Série |
Série |
NUMEROS |
Honda Civic LXL Automático |
Nissan Sentra SL Automático |
Toyota Corolla XEi Automático |
Motor |
1.8 SOHC i-VTEC 16V Flex |
2.0 16V bicombustível |
2.0 16V Dual VVT-I bicombustível |
Potência |
138 cv (g) / 140 (e) a 4.200 rpm |
143 cv (g / e) a 5.200 rpm |
142 cv (g) a 5.600 rpm / 153 cv (e) a 5.800 rpm |
Torque |
17,5 mkgf (g) a 5.000 rpm / 17,7 mkgf (e) a 4.300 rpm |
20,3 mkgf (g / e) a 4.800 rpm |
19,8 mkgf (g) a 4.000 rpm / 20,7 mkgf (e) a 4.800 rpm |
Velocidade máxima |
Não divulgada |
190 km/h |
Não divulgada |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
Não divulgada |
10,3 s |
11,8 s (g) / 11,6 s (e) |
Comprimento |
4,48 metros |
4,56 metros |
4,54 metros |
Largura |
1,75 metro |
1,79 metro |
1,76 metro |
Distância entre eixos |
2,70 metros |
2,68 metros |
2,60 metros |
Peso |
1.268 quilos |
1.359 quilos |
1.230 quilos |
Porta-malas |
340 litros |
442 litros |
470 litros |
Tanque |
50 litros |
55 litros |
60 litros |
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