Diarinho Titulo
Harpia é a maior ave de rapina
Do Diário do Grande ABC
31/05/2009 | 07:21
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Na mitologia grega, harpia era uma criatura com cabeça de mulher e corpo de águia que roubava comida das vítimas, tanto que a palavra harpia significa "agarrar avidamente". Na vida real, é isso o que ela sabe fazer melhor do que ninguém, tanto que é considerada a maior ave de rapina do Brasil e uma das maiores do planeta.

Animal carnívoro, vive nas Américas do Sul e Central, e tem importante papel na cadeia alimentar, auxiliando no controle de roedores. É grande caçadora, alimentando-se de animais de médio porte, como preguiças, macacos, tatus, répteis e até outras aves.

A fêmea é maior, em média, com 90 cm de altura e peso entre 7,5 kg a 9 kg, com envergadura de 2 m (de uma ponta a outra da asa). O macho é mais ágil e mede cerca de 60 cm e peso entre 4 kg a 6 kg. Os dois têm pernas fortes e grossas.

Parecida com a coruja, o formato do rosto permite melhor captação de sons, o que a ajuda na localização das presas. Seu corpo é coberto por plumagem cinza, com variações mais claras e mais escuras

Na natureza, costuma ser solitária, com os casais se unindo apenas na época de reprodução, entre setembro e novembro, quando começam a construir o ninho com gravetos no alto das árvores. A harpia está classificada como quase ameaçada de extinção, com diminuição na população, devido à caça e perda de habitat.

FICHA DO BICHO - Nome científico: Harpia harpyja; popular: harpia, gavião-real; habitat: florestas; distribuição: Américas do Sul e Central; alimentação: carnívora (animais de porte médio, preguiça, macaco, veado e aves)

AJUDAR A CUIDAR DOS FILHOTES

- O risco de extinção da harpia também está relacionado ao fato de que nascem poucos filhotes na natureza. A fêmea não dá cria todo ano porque o bebê depende dos pais por muito tempo. Ela bota, no máximo, dois ovos, que são chocados por 56 dias. Em geral, só um filhote sobrevive.

- O Museu de Ciências da Unicamp promove dia 21 o 3º Grande Desafio, no qual equipes de escolas têm de construir uma máquina capaz de retirar um ovo de harpia do ninho, sem quebrá-lo, para que possa ser chocado artificialmente, e o outro filhote sobreviva. O objetivo é aumentar a quantidade da ave na natureza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;