Política Titulo
Instituto Henfil lança Fala Mauá
Havolene Vallinhos
Do Diário do Grande ABC
14/12/2010 | 07:50
Compartilhar notícia


O Instituto Henfil, presidido pelo ex-prefeiturável de Mauá em 2008, Mateus Prado (PSDC), divulgou o lançamento do projeto Fala Mauá - Você participa, a cidade melhora. A ideia, a princípio, possui objetivos similares aos do Mauá 2025, fórum lançado recentemente pela gestão do prefeito Oswaldo Dias (PT). Ambos anunciam como diferenciais a participação popular e o planejamento como norte para desenhar um futuro melhor para o município.

Na visão do coordenador do Fala Mauá, Paulo de Tarso, a apresentação do Mauá 2025 foi ‘uma feliz coincidência'. "Estamos trabalhando no projeto há um ano e meio. E agora a Prefeitura anuncia o Mauá 2025 como uma proposta de participação popular, mas sem definir os critérios para isso."

De Tarso explicou que no Fala Mauá, a cidade servirá de laboratório para sistematizar tecnologias para o avanço das políticas públicas para, mais tarde, serem replicadas em outras cidades. "A partir de janeiro faremos estudos das dificuldades que o município enfrenta, pesquisas e dinâmicas públicas em todos os bairros e com os principais segmentos sociais para reunir as principais reivindicações e diretrizes para criar um projeto de desenvolvimento local centrado. Queremos dar uma sacudida em Mauá."

O presidente do Instituto Henfil, Mateus Prado criticou a apresentação do Fórum Mauá 2025. "Esse fórum de participativo não teve nada, pois apenas o prefeito e uma professora palestrante falaram. A revista que foi entregue já trazia os eixos que serão seguidos pelo planejamento. Quais são os canais de participação popular?", questionou.

Prado aproveitou para alfinetar mais a gestão petista. "Fico em dúvida se a administração do Oswaldo começa com dois anos de atraso com a implementação na realidade de seu plano de governo ou se já deu ponto final nela ou ainda se o governo está começando a próxima campanha eleitoral com dois anos de antecedência. Pois o planejamento é essencial e assegurado pela Constituição. Pensar em 2025 é admitir que não será o governo dele que executará as ações."

Os idealizadores do Fala Mauá admitem o tom crítico e incisivo contra a Prefeitura, mas argumentam que buscarão trabalhar para contribuir com o desenvolvimento da cidade. "O projeto foi desenvolvido pelos militantes e técnicos do Instituto Henfil para ampliar a participação popular no processo de reflexão sobre o futuro, gerar novos empreendimentos sociais e impacto positivo sobre a qualidade de vida na mesma medida em que se ampliam os espaços públicos de participação e de apropriação cívica", concluiu Tarso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;