Política Titulo
São Caetano aprova
Auricchio e ignora PTB
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
30/05/2011 | 07:55
Compartilhar notícia


Enquanto a gestão do prefeito José Auricchio Júnior à frente da Prefeitura de São Caetano tem aprovação popular de 81%, seu partido, o PTB, tem a simpatia de apenas 3% da sociedade. É o que mostra pesquisa Vox Populi realizada neste mês e encomendada pelo diretório petebista.

Auricchio está em seu sétimo ano de administração - quatro anos do primeiro mandato e três do segundo. Com o objetivo de avaliar e monitorar o sentimento e a opinião da população da cidade sobre o desempenho no comando do Palácio da Cerâmica, o levantamento mostra que 17% dos entrevistados consideram o trabalho ótimo, 46% bom e 18% regular positivo. São apenas 6% de péssimo (veja arte ao lado).

A maior satisfação está entre o público feminino; São 66% do gênero que avalia positivamente a gestão. Para 67% das pessoas nas faixas etárias de 30 a 39 anos e acima dos 50, o governo Auricchio tem bom desempenho.

No cruzamento por escolaridade, a melhor performance do chefe do Executivo está nos que possuem até a 4ª série. Desses, 78% o julgam favoravelmente. No quesito renda, o principal conceito (68%) foi concedido pelos que têm ganho familiar de até cinco salários-mínimos.

O fato mais curioso da sondagem é que, apesar da alta popularidade de Auricchio, o PTB está em baixa e o PT, adversário histórico que nunca governou São Caetano, tem a maior simpatia da população: 16%. Também possui a maior rejeição: 18%. As agremiações partidárias, de modo geral, têm a desconfiança da população do município. São 69% que não têm preferência alguma.

O grupo petebista está no comando da cidade ininterruptamente desde 1982, sob a tutela dos caciques Walter Braido, Luiz Tortorello, Antônio José Dall'Anese e, agora, Auricchio. Nesse período de quase 30 anos, os petistas que tentaram conquistar o Paço foram Horácio Neto (1982 e 1988), Ivan Valente (1992), Vera Severiano (1996), Jair Meneguelli (2000), Hamilton Lacerda (2004) e Jayme Tortorello (2008).

Nas urnas, o melhor resultado do PT foi em 2004, quando conquistou 32,1%. O pior cenário foi em 2008, com obtenção de 13% dos sufrágios.

DILMA E ALCKMIN - A pesquisa também mediu as gestões de Geraldo Alckmin (PSDB) no governo estadual e de Dilma Rousseff (PT) no Palácio do Planalto. O tucano obteve 77% de aprovação da sociedade são-caetanense. Somente 5% avaliaram como péssima a performance do governador de São Paulo. Já a petista alcançou 68% de popularidade e 7% analisaram como péssima a atuação da presidente.

A pesquisa foi realizada nos dias 21 e 22. Foram entrevistadas 600 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A confiança é de 95%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;