Economia Titulo
Bettanin cria 6 produtos para reforçar exportaçao
Do Diário do Grande ABC
07/02/2000 | 15:34
Compartilhar notícia


A Bettanin Industrial, de Esteio (RS), está desenvolvendo seis produtos para limpeza doméstica, com a finalidade de aumentar as exportaçoes. A empresa, que transforma 2.500 toneladas ao ano de plásticos em vassouras e escovas (com fibras de PET reciclado), rodos, lustradores e secadores de piso, agora aposta em uma linha com os mesmos produtos, porém voltada a modelos ergonométricos - que, por sua forma, requerem menor esforço físico a quem os utiliza.

"Nos Estados Unidos há uma grande demanda para esse tipo de artigo", explica a gerente de exportaçoes da Bettanin, Isabel Soares. Já neste mês, será feito o primeiro embarque de 100 mil peças de três novos modelos para os EUA, além da remessa mensal de 500 mil vassouras.

A Bettanin exporta para 22 países. Depois dos Estados Unidos, os países para os quais a empresa mais exporta sao Chile Bolívia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Porto Rico, República Dominicana, Inglaterra e Arábia Saudita, entre outros. No ano passado, as vendas externas representaram 14% do faturamento de US$ 70 milhoes, um resultado 15% maior do que o de 1998. Para este ano, a previsao é de que o faturamento cresça 30%, chegando aos US$ 100 milhoes. Desse total, a Bettanin quer exportar 20%.

Para a empresa, a evoluçao das vendas externas, iniciadas há 15 anos, se deve à credibilidade alcançada junto aos compradores. "O Brasil tem dificuldade de relacionamento, porque nosso câmbio oscila muito. Com isso, se rompem os contratos e acaba a credibilidade", observa Isabel Soares. Segundo ela, a Bettanin, mesmo perdendo com a mudança abrupta de câmbio, nunca deixou de cumprir contratos já assinados. "Mesmo se ficarmos desamparados quanto ao governo, os contratos nao podem ser rompidos", reafirma a gerente de exportaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;