Cultura & Lazer Titulo
Atrium Jazz Band toca com François de Lima
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
28/04/2002 | 18:33
Compartilhar notícia


A Atrium Jazz Band, que desde o início do ano faz temporada às segundas-feiras no Vero Verde, em Santo André, recebe nesta segunda como convidado o trombonista François de Lima, integrante da Banda Mantiqueira. Juntos, o músico e o grupo mostrarão um repertório jazzístico com toda a típica alegria brasileira. A apresentação começa às 22h e a abertura será realizada pelo quarteto de jazz Miscelânea Paulista, do Grande ABC.

O integrante da Atrium e produtor do espetáculo, Lenilson Silva, diz que François acompanhará o grupo na execução de composições próprias. “Ele terá espaço para fazer seus solos e improvisos”, afirma.

Silva diz, ainda, que quando a Atrium recebe convidados, o show sempre fica mais apimentado: “É uma apresentação muito animada, muito para cima, embalada, por exemplo, por samba e música latina”.

A base do repertório são as faixas do próximo CD da banda, batizado como Contrastes. “Podemos, na verdade, escolher entre mais de 30 músicas. Por isso, nosso repertório muda a cada 15 dias”, diz Silva.

A Atrium Jazz Band é formada por cinco saxofones, quatro trombones, cinco trompetes, um baixo, uma guitarra, uma bateria, percussão e teclado. A direção musical do show é de Sérgio Oliveira.

Prata da casa – François de Lima é, de fato, “prata do Grande ABC”. Os primeiros acordes que produziu na vida foram aos 10 anos, quando ele integrava a primeira turma da famosa Banda de Rudge Ramos.

 “Seis meses depois de começar na Banda, decidi que queria ser músico profissional, tocando o mesmo instrumento com o qual comecei, o trombone de válvulas. E resolvi que faria de tudo para ser o melhor”, afirma.

Não deu outra. Ao longo desses anos, François mudou de endereço – mas sempre no Grande ABC – e acumulou várias experiências profissionais, seja ao lado de medalhões da MPB, ou tocando com grupos.

François atuou com Fábio Jr., Roberto Carlos, Jorge Benjor, Gal Costa e outros. Em discos, gravou com músicos como Caetano Veloso, Djavan, Julio Iglesias, Emílio Santiago e Ney Matogrosso.

A primeira banda que criou foi a Sambop Brass, em 1990. Nela, estavam amigos como Proveta e Walmir Gil. Cerca de dois anos depois, o grupo acabou. Mas não tardou para os amigos se juntarem novamente e formarem a banda Mantiqueira, uma das mais bem-sucedidas do Brasil.

Atrium Jazz Band – Show com participação do trombonista François de Lima e abertura da Miscelânea Paulista. Nesta segunda, às 22h. No Vero Verde – r. das Bandeiras, 16, Santo André. Tel.: 4994-0300. Couvert artístico: R$ 3.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;