Cultura & Lazer Titulo
Scooby-Doo ganha versão cinematográfica
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
31/03/2001 | 17:19
Compartilhar notícia


Criado em 1969, o desenho animado Scooby-Doo, criado pela dupla William Hanna (morto na semana passada) e Joseph Barbera, completa 32 anos em grande estilo. O estúdio Warner já está filmando o primeiro longa-metragem live-action sobre o cachorro atrapalhado e sua turma de amigos. Além disso, dois DVDs com episódios da série estão sendo lançados no Brasil.

Scooby-Doo – O Filme está sendo dirigido por Raja Gosnell (Vovó... Zona e Nunca Fui Beijada), com roteiro de Chuck Roven (Três Reis), James Gunn (The Specials) e John August (As Panteras), depois de o projeto ter passado por várias mãos – inclusive a do comediante norte-americano Mike Myers (Austin Powers).

A escalação do elenco também foi árdua. O papel de Salsicha foi o que mais preocupou os executivos do estúdio. A primeira escolha, Jim Carrey, seria a mais acertada, já que o astro é mestre em caras e bocas. Passou para Mike Myers, pelo ator galês Rhys Ifans (o impagável colega de quarto de Hugh Grant em Um Lugar Chamado Notthing Hill) e acabou com o desconhecido Matthew Lillard (Pânico).

A patricinha Daphne também deu dor de cabeça. Nomes como Jennifer Love Hewitt (Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado) e Heather Graham (Austin Powers: O Agente “Bond” Cama) foram cotados, mas quem ganhou a briga foi Sarah Michelle Gellar (Buffy, a Caça-Vampiros). Para interpretar Fred, foi escolhido o namorado dela na vida real, Freddie Prinze Jr. (Amor ou Amizade). E, por último, a estreante Linda Cardellini roubou o papel de Velma de Christina Ricci.

Há uma lista de outros nomes que foram sugeridos para o longa de Scooby. George Clooney e Brendan Fraser, como Fred, Winona Ryder, com Velma, Dustin Diamond, como Salsicha, Elizabeth Hurley, como Daphne. Todos, no entanto, foram descartados.

A escolha de atores adolescentes enfraquece o filme, mas barateia o orçamento, já comprometido com os elaborados efeitos especiais. Astros de peso foram eliminados do elenco principalmente pelos cachês altíssimos, e também pela disponibilidade para possíveis continuações. Além disso, os jovens são conhecidos em Hollywood por custar pouco e faturar muito nas bilheterias.

Terror cômico – O roteirista Gunn garantiu, em entrevistas recentes, que o filme será de terror, com tom cômico – característica fundamental da história original. Ele promete não apenas reproduzir o desenho, mas imaginar uma história baseada nos personagens principais. Os efeitos visuais também deverão ser impressionantes, já que a idéia é fazer Scooby com computação gráfica. O trabalho ficará a cargo da Sony Imageworks e Industrial Light & Magic.

Quando a trama do filme tem início, a turma do Scooby está separada há algum tempo, desde que se tornou famosa por solucionar casos misteriosos na adolescência. Já na casa dos vinte e poucos anos, eles se reúnem para esclarecer o desaparecimento da prima de Salsicha, Isabel.

O ponto alto acontece em uma ilha assombrada. A turma será tomada por uma série de intrigas. Fred se tornou o centro das atenções, enquanto Velma lida com seu complexo de inferioridade. Daphne está cansada de ser a vítima e Salsicha e Scooby protagonizam uma briga que coloca sua amizade em risco.

Para participações especiais estão sendo cotados o comediante britânico Rowan Atkinson (o Mr. Bean), como o vilão Mondavarious, e a modelo e atriz Pamela Anderson, como Isabel. O título provisório do filme é Scooby-Doo and the Cyber Chase (Scooby-Doo e a Perseguição Cibernética) e a estréia está prometida para 14 de junho do ano que vem nos Estados Unidos e ainda não está prevista para o Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;