Nacional Titulo
Professores da Unicamp decidem entrar em greve
Do Diário do Grande ABC
24/04/2000 | 16:39
Compartilhar notícia


Os professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiram nesta segunda-feira, em assembléia, entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira. A assembléia foi convocada para analisar o reajuste salarial de 7% oferecido pela reitoria. Os professores recusaram a proposta e reivindicam aumento imediato de 25% mais 7% ao longo do segundo semestre.

Os funcionários da instituiçao, que defendem o mesmo índice de reajuste, fazem assembléia nesta terça-feira. O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp informou nesta segunda-feira, por intermédio de sua assessoria, que seguirá a estratégia dos professores, indicando a aprovaçao de greve por tempo indeterminado. Cerca de 2.200 professores e 10 mil funcionários trabalham na universidade.

A assembléia dos professores aconteceu logo depois de a Associaçao dos Docentes da Unicamp (Adunicamp) receber um comunicado da reitoria informando sobre o índice de reajuste. O texto, com apenas três linhas, causou irritaçao entre os líderes da categoria. A mesma reaçao tiveram os diretores do Sindicato dos Trabalhadores, que consideraram o reajuste "insuficiente".

O Sindicato dos Trabalhadores informou que, em caso de greve, todos os setores da universidade serao atingidos, até mesmo o Hospital de Clínicas. A idéia, segundo os diretores do Sindicato, é parar o hospital aos poucos, mantendo apenas os 30% do quadro funcional, conforme exige a lei, para atender os casos de emergência. A unidade atende a pacientes de toda a regiao.

Na última rodada de negociaçoes, dia 19, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) deixou claro que nao pretendia atender à reivindicaçao dos trabalhadores. A proposta do Cruesp é de aumento de 7% sobre os salários de março, vigorando a partir de abril, mais abono de 28% sobre os salários de março. Esse índice recupera os salários a partir de maio de 97, mas nao cobre as perdas desde maio de 95 conforme querem os trabalhadores.

Professores e funcionários da Universidade de Sao Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) reivindicam o mesmo que o pessoal da Unicamp. Se houver greve nas três instituiçoes, cerca de 100 mil alunos poderao ser atingidos. Juntas, as três unidades reúnem 40 mil trabalhadores, entre funcionários e docentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;