Política Titulo
Projeto visa transformar Rio Grande em estância
Cynthia Tavares
Especial para o Diário
05/08/2011 | 07:29
Compartilhar notícia


Projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa quer intitular como estância turística a cidade de Rio Grande da Serra. A matéria, de autoria do deputado José Bittencourt (PDT), foi encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça.

Se a propositura for aprovada, o município poderá receber verbas exclusivas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, órgão ligado à Secretaria de Turismo. Os aportes são destinados a melhorar infraestrutura da cidade. Atualmente, existem 24 estâncias turísticas no Estado.

"Rio Grande teria um plus no Orçamento, o que é interessante. A exploração turística ajudaria muito", analisou Bittencourt.

A vizinha Ribeirão Pires, que ostenta título desde 1998, recebeu, somente neste ano, R$ 3 milhões do governo estadual para ajudar na construção do hotel escola.

 

JORNADA GRANDE

Entretanto, o caminho até a conquista do título é longo. Para o texto ser aprovado pela CCJ, é preciso que o Dade envie parecer garantindo que a cidade está dentro dos requisitos exigidos pela legislação. Sem que isso aconteça, é impossível o encaminhamento para apreciação do plenário. "Depende do governo, assim que tudo estiver pronto, coloco em votação na primeira oportunidade. É uma questão de agilidade política", declarou. Desde 2003, nenhum município paulista recebeu o título.

A Secretaria de Turismo foi questionada pela equipe do Diário sobre o prazo para análise, mas não retornou os contatos até o fechamento desta edição.

O prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), ficou grato com a atitude de Bittencourt, mas não se mostrou animado com aprovação do texto - o ex-deputado estadual Vanderlei Siraque (PT) apresentou mesma matériaanteriormente, mas não houve êxito. "Na época, eu fui atrás das análises e licenças ambientais solicitadas, só que a lei foi modificada com o passar dos anos e temos bastante dificuldade para nos adequar. Algumas exigências não foram atendidas", analisou o chefe do Executivo.

Um problema citado pelo tucano é a rede de hotelaria. "Não essa estrutura, por exemplo, apesar de estarmos numa localização muito boa entre Ribeirão Pires e Paranapiacaba (vila turística de Santo André)", lamentou. Como a cidade está em área 100% de manancial, as construções de hotéis acabam sendo prejudicadas.

Para o prefeito e Bittencourt, o ecoturismo e a prática de esportes radicais são os principais potenciais do município para atrair visitantes. "Temos pontos turísticos importantes para região como, por exemplo, a Capela de São Sebastião (de 1611 - o local era visitado pelo imperador Dom Pedro I em suas viagens) e a Pedreira (considerada uma das maiores da América Latina)", argumentou Kiko. Colaborou Beto Silva




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;