Automóveis Titulo
Pilotar na terra demanda técnica
Marcelo Monegato
Enviado a Ribeirão Preto
19/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Não basta ter força de vontade e um carro muito bem acertado. Para pilotar na terra, como grandes nomes do rali mundial fazem, é preciso, antes de tudo, ter técnica extremamente apurada.

O piloto Tino Viana, um dos mais respeitados no que se refere a ralis no Brasil, deu uma de professor e ensinou a um grupo de jornalistas de todo o País algumas noções de como é dirigir em alta velocidade por estradas onde você não sabe exatamente o que vai encontrar após a próxima curva.

O primeiro toque é com relação à postura dentro do carro. "É necessário estar confortável. Vestir o carro", aconselha. Uma técnica interessante é colocar o pé direito no pedal da embreagem e nivelar a mão no volante à altura do ombro.

Em seguida, Viana nos ensinou a entrar em uma curva. Só virar o volante? Não! É preciso antecipar a curva. Apontar primeiro o veículo para a entrada da curva e, com leves correções, manter o carro na estrada sem perder velocidade.

O piloto-professor nos ensinou ainda a fazer o pêndulo, que nada mais é do que uma manobra de grande dificuldade que visa balançar o carro numa curva fechada para perder menos tempo.

Viana aproveitou para dar algumas dicas aos seus pupilos. A principal delas é que "o segredo de ser rápido no rali é saber frear". Usar o pedal do meio é fundamental. Outra dica é não querer derrapar nas curvas. "Carro que anda de lado perde tempo", exalta. Para os exibicionistas, o toque: saltar com o carro não ajuda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;