Nacional Titulo
USP finaliza primeiro dicionário para surdos
Do Diário do Grande ABC
09/05/1999 | 17:22
Compartilhar notícia


A USP (Universidade de Sao Paulo) está concluindo o primeiro dicionário de sinais para surdos da língua portuguesa. Até entao, os deficientes auditivos tinham de recorrer a livros produzidos por grupos religiosos. "A universidade só despertou para o assunto recentemente, quando passou a usar a linguagem dos sinais para o desenvolvimento da educaçao da criança surda", explica Fernando Capovilla, professor de Neuropsicolinguística Cognitiva Experimental do Instituto de Psicologia da USP.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há mais de 31 mil surdos em Sao Paulo e quase 174 mil em todo o país. Atualmente, os portadores dessa deficiência nao podem ver televisao nem ir ao teatro, por falta de um sistema de traduçao simultânea. No cinema, eles podem assistir apenas aos filmes estrangeiros com legenda. O Dicionário de Língua Brasileira de Sinais traz 3,5 mil ilustraçoes e seus significados. Também há descriçao morfológica, exemplos de uso na comunicaçao, definiçoes e sinônimos.

Além disso, os sinais sao registrados em uma escrita visual direta, e nao alfabética, que foi especialmente criada nos Estados Unidos para a linguagem em sinais. Assim, como o alfabeto transcreve os sons da palavras faladas, a escrita visual direta transcreve os movimentos das maos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;