Internacional Titulo
Japão quer caçar mais baleias para pesquisas na Antártica
Da AFP
12/04/2005 | 19:45
Compartilhar notícia


O Japão planeja caçar mais baleias no Oceano Antártico, acrescentando duas espécies à lista de cetáceos que podem ser capturados para fins de "pesquisa", informou nesta terça-feira a agência de imprensa Kyodo. Com isso, o país será provavelmente objeto de protestos das organizações ecologistas internacionais.

O Japão quer também duplicar sua caça anual de baleias Minke, limitada atualmente a uma cota de 440 animais, segundo a agência japonesa, que cita pessoas próximas ao programa japonês de caça à baleia na Antártica.

O pedido de aumento das cotas de caça será apresentado oficialmente na reunião anual da CIB (Comissão Internacional da Caça à Baleia), que terá início no dia 30 de maio em Ulsan, na Coréia do Sul, indicou a Kyodo.

Em 1986, o Japão, onde o consumo de carne de baleia faz parte da tradição culinária, aceitou se submeter ao sistema de cotas fixado pela CIB.

A CIB determinou a proibição da caça à baleia, mas autoriza o Japão a capturar uma quantidade limitada de cetáceos, oficialmente para fins de "pesquisa".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;